Estudo de Célula

O que é uma Aliança? (1ª parte)

Com certeza você já deve ter ouvido falar muito a respeito de Aliança.

A mais popular e conhecida é a do Casamento, identificada por um anel de ouro, que é usado no dedo anelar e esquerdo dos cônjuges. O princípio de Aliança foi estabelecido por Deus ainda no Jardim do Éden, e desde então, o Senhor continuamente fez Alianças com o ser humano. Deus nunca quebrou uma aliança, nem jamais deixou de cumprí-las.
Aliança é um acordo bilateral de obrigação mútua entre as partes. No antigo Testamento, Deus celebrou uma Aliança com Israel. Foi exclusivamente o Senhor, porém, quem estabeleceu as condições do Acordo. Em troca da lealdade e da obediência dos israelitas, Ele prometeu que os protegeria, os amaria e lhes concederia a Sua Presença.A segunda, ou Nova Aliança, trouxe salvação ao povo de Deus mediante o derramamento do Sangue de Jesus: “Pois, se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra… Chamando ‘nova’ esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de desaparecer”. (Hebreus 8:7,13)

Tipos de Aliança
a. Alianças firmadas entre homem e mulher: o casamento.
“Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (Gênesis 2:24)
b. Alianças firmadas entre homens: a amizade (ex: Jônatas e Davi). “Surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi, que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara seu melhor amigo”.(I Samuel 18:1,3 ); e
c. Aliança entre Deus e o homem. São oito as principais alianças de significado especial, que explicam o resultado dos propósitos de Deus para com o homem, e vamos estudá-las em 3 semanas. São as alianças:

? EDÊNICA. “E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do Jardim” (Gênesis 2:16)
Esta Aliança exigia as seguintes responsabilidades da parte de Adão:
1) Propagar a raça;
2) Sujeitar a terra ao homem;
3) Dominar sobre a criação animal;
4) Cuidar do Jardim e comer os seus frutos e ervas; e
5) Abster-se de comer de um único fruto, da árvore do conhecimento do bem e do mal, com a penalidade da morte por desobediência.
? ADÂMICA. “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. (Gênesis 3:15)
Esta aliança condiciona a vida do homem caído; condiciona o que tem de permanecer até que, na dispensação (*) do Reino, “a própria criação será redimida [resgatada pagando resgate pelo Sangue de Jesus] do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”. (Romanos 8:21)
(*) Dispensação é um período de tempo no qual o homem é testado na sua obediência a alguma revelação específica da vontade de Deus.

Aliança é a forma utilizada por Deus para realizar, cumprir seus projetos na terra.
Você tem sido um homem / mulher de aliança?
Na próxima semana continuaremos estudando sobre o assunto.

Nenhuma tag