Ministério de Libertação

Legado

JOÃO 4 :12

“És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?”

Este texto é uma tremenda simbologia de um Legado deixado no poço, de onde se tirava água para família e amimais, por séculos . Este poço representava sustento, tradição familiar, serviço e pureza por causa da água

Um exemplo poderoso de Legado na Bíblia é a vida de Abraão, que gerou a descendência onde aparece o neto Jacó, Há um legado de Benção que através de Abraão, alcançou a sua descendência, e por causa de Jesus chega até nós. Gálatas 3 :13-14 diz : “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. “

E confirmado em Mateus 1:1 “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”

Que benção é essa? Gênesis 12 : 2 -3 – “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”

Esse Legado é para você e sua descedência

O poço era como um sinal da herança, e essa herança não acabava, ia como um legado passando de geração em geração, levantando sucessores.

Quando o servo de Abraão vai procurar a esposa para o seu filho Isaque, o sinal estava no poço, através da água que estava ali para ser entregue.

GÊNESIS 24 : 12-14 “E disse consigo: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, rogo-te que me acudas hoje e uses de bondade para com o meu senhor Abraão! Eis que estou ao pé da fonte de água, e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água; dá-me, pois, que a moça a quem eu disser: inclina o cântaro para que eu beba; e ela me responder: Bebe, e darei ainda de beber aos teus camelos, seja a que designaste para o teu servo Isaque; e nisso verei que usaste de bondade para com o meu senhor.”

O legado da família era oferecer água do seu poço.

Por isso quando Jesus encontrou a samaritana, tratou desse assunto de herança e legado. “você tem uma herança, água do poço de Jacó, mas eu venho acrescentar algo maior à partir de agora, água viva que flui de dentro de mim”

Jesus era um “poço ambulante” e ao enviar o Espírito Santo, àquele que entra na herança de Abraão , por causa de Jesus, recebe um “poço interno” para fluir água viva, aleluia!

João 7:38 : “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre “

Por isso Ele pode afirmar: João 6 : 35 “Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede”

É hora de você que já é herdeiro da graça de Deus, fazer uso do seu direito de Legado, deixado por Jesus. Mas não basta ser apenas herdeiro, tem que ser sucessor, para continuar a usufruir da herança, e poder manter o poço da água viva aberto para as próximas gerações.

O exemplo de Isaque é tremendo!

Gn 26: 16-25 “Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós. Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou. E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto. Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente. Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele. Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna. Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra. Dali subiu para Berseba. Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo.

Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.”

Isaque tinha uma herança, os poços de seu pai. Eles foram entulhados pelo inimigo. Ele tentou abrir alguns mas houve contenda, mas eram só herança, e nestes não havia um legado para continuar . Isaque não desistiu até chegar no poço de Reobote, lugar onde os inimigos não o alcançariam mais. Este lugar foi só um ponto de parada e reflexão até chegar em Berseba, onde o próprio Deus fala com Isaque, confirmando a herança e o legado recebido através de Abraão.

Isto me leva a te dizer : não desista por causa do que foi entulhado em sua vida ou ministério. Existe um poço que nunca fecha , sempre sai água a viva . Hoje você pode entrar em Berseba! Venha para Berseba! Entre na herança onde há um legado (honra, força , vigor, restauração, abundância, descendência abençoada)!

Conclusão:

Berseba é lugar de recomeço. Abraão depois de ser provado recomeçou tudo em Berseba. Isaque depois de enfrentar a oposição, recomeçou em Berseba. Israel antes de começar uma nova vida no Egito, passou por Berseba. Elias fugindo de Jezabel passou em Berseba para ser renovado, e ir até Horebe o monte de Deus.

Berseba para nós hoje, significa recomeço, começar de novo.

Berseba é Jesus, o nosso poço , que tem água viva para te dar, como legado através do Espírito Santo.

É poço de abundância! Havendo crise, fome, pela frente, mas vá a Berseba , ouça o Espirito Santo que te levará ao lugar de proteção, onde você não vai lutar com suas forças próprias para sobreviver, mas há uma herança e um legado te esperando. Uma fonte que jamais secará!

Te abençoo em nome de Jesus

Ap.Jesher Cardoso
Fonte: shekinha.org.br

Nenhuma tag