Palavra da Semana

Eliseu

“Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?
Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia”.
1 Reis 19:20,21

Este texto nos conta o chamado de Eliseu. Elias o chamou, e ele então, apressadamente foi após ele, apenas pediu para que o deixasse se despedir de seus pais. Com a permissão de Elias, Eliseu foi, DESPEDIU-SE DE SEUS PAIS, QUEIMOU SUAS CARROÇAS E MATOU SEUS BOIS.

Existe uma canção do grupo MORADA, muito cantada ultimamente, chamada “Pra onde Irei” que fala exatamente isso. “Eu me despedi dos meus pais, queimei minhas carroças, afundei meus barcos no cais”.

Para seguir o Senhor e cumprir nosso chamado, precisamos fazer exatamente isso, e creio que são pontos que muitos de nós têm esquecido.

DESPEDIR-SE DOS PAIS – Assim como Abraão saiu de sua Terra e parentela, precisamos deixar nossas raízes, e ir. Talvez não seja necessário deixar fisicamente, mas precisamos entender que todo apego familiar, tradição, ocupação com coisas da família, desejo de agradar apenas a família, e até mesmo maldições familiares, tudo isso precisa ser deixado para que cumpramos o chamado de Deus. Continuamos amando e honrando nossas famílias, mas é preciso se desligar de certas coisas…

QUEIMAR AS CARROÇAS E MATAR OS BOIS – As carroças eram o trabalho de Eliseu, a vida que ele precisou abandonar para seguir Elias. Ele queimou suas carroças e matou seus bois, talvez para nunca mais voltar. Quem sabe, se suas carroças ainda estivessem ali, na primeira briga com Elias ele teria voltado à velha vida.
Pedro e João, quando Jesus morreu, voltaram a pescar. Jesus precisou aparecer para eles e chamá-los novamente, para que eles voltassem a ser pescadores de homens.
Sempre corremos o risco de, diante das frustrações e dificuldades, voltarmos para as velhas práticas, mas precisamos de fato abrir mão de tudo, desde os pecados até os costumes que só ocupam tempo…

Eliseu queimou, e seguiu Elias até o fim, o que o permitiu receber unção dobrada de Elias.
Ele foi fiel até o fim.
E você? Além de deixar seu passado, tem sido fiel?
A Palavra diz que Eliseu foi e SERVIU Elias.
Você tem servido ao Senhor em tudo?
Que sejamos como Paulo que disse: COMBATI O BOM COMBATE, COMPLETEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ.

“Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel”. (1 Co 4.2)

Deus abençõe.
-Jonathas L. Miguel

Nenhuma tag