Estudo de Célula

O poder infinito da fé

Texto: Hebreus 11.1-34
INTRODUÇÃO
Há mais de dois mil anos atrás, Jesus falou sobre o poder da fé que remove montanhas. Em verdade, Jesus estava falando sobre o poder sobrenatural da fé, esse poder que vence barreiras, supera problemas, cura, opera milagres e torna possível aquilo que é impossível no entendimento humano. Se você tem a fé que transforma o impossível em algo real, não há razão para temer o fracasso, nem andar em angústias e sofrimentos. É preciso confiar tão somente em Deus, e não permitir que as tribulações lhe roubem a fé.
1. O PODER DA FÉ
Fé não é pensamento positivo, é uma convicção que vem do alto, e nos faz permanecer firmes na “Rocha”, até o fim. É um dom de Deus. Quando falamos no poder da fé, não estamos falando do poder infinito da mente e dos pensamentos, mas do poder de Deus, através do qual Jesus, por uma simples palavra, repreendia tempestade, acalmava o mar, ressuscitava mortos, multiplicava pães e peixes, curava paralíticos, cegos e aleijados. Podemos também fazer valer esse poder em nós e através de nós, pois foi o próprio Jesus, Autor e Consumador da fé, que falou: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas…” (Jo 14.12). Desta forma, Jesus nos ensinou que o poder da fé não era privilégio só d’Ele apenas, mas de todos aqueles que n’Ele cressem – “E estes sinais seguirão aos que crerem…”(Mc 16,17).
Cetra vez, Jesus ensinou a Seus discípulos aplicar o poder da fé através da oração, dizendo: “E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.” (Mt 21.22 NVI). E mais: “Tudo é possível àquele que crê.” (Mc 9.23). ‘Tudo’ é uma palavra que abrange uma totalidade, daí porque ninguém pode dizer que tem fé “mais ou menos”. Ou se tem fé, fundamentada na Palavra, ou não se tem. É sobre a Palavra que tudo acontece para os que creem.
2. FÉ COMO ESTILO DE VIDA
A Palavra de Deus e a fé devem ser parte integrante do nosso dia a dia. Podemos dizer que todos os heróis da fé, citados na carta aos Hebreus capítulo 11, andaram em fé, crendo no cumprimento da promessa e do propósito de Deus nas suas vidas. Assim, a fé opera no sentido de cumprir a vontade perfeita de Deus e não a vontade humana. Sobre este assunto, podemos ter como exemplo:
– Noé: a sua fé estava fundamentada na palavra de Deus que consistia no aviso a respeito do dilúvio. (Hb 11.7).
– Abraão: A sua fé estava fundamentada no chamado, na obediência à ordem de Deus e na promessa. Pela fé, “quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo” (Hb 11.8 NVI).
– Sara: Apesar de estéril e avançada em idade, recebeu, pela fé, “poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.” (Hb 11.11 NVI). Vemos, pelo testemunho acima, que a voz de Deus pode ser ouvida através de diversas maneiras: aviso, ordem, chamado, promessa.
CONCLUSÃO
A questão não é o tamanho da sua luta, mas o tamanho da sua fé. Quando Deus fala, você deve ouvir, crer e agir. O mais Ele fará, pois o Senhor trabalha a favor daqueles que n”Ele creem e esperam” (Is 64.4).

Nenhuma tag