Palavra da Semana

A cura do coração

É claro que não é fácil curar o coração. O coração é facilmente enganado e seduzido.

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?
“Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.
Jeremias 17:9,10

O nosso coração precisa pertencer somente ao Senhor, pois só Ele é perfeito. Qualquer outro ser humano, mesmo que tenha a intenção de nos ajudar a curar nosso coração, pode também nos ferir, por melhor que seja.

“Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.
Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém.
“Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.
Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”
Jeremias 17:5-8

“Nosso coração precisa ser totalmente no Senhor:

Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele”
2 Crônicas 16:9

Portanto, não podemos nos prender mais, mas precisamos:

PERDOAR
Liberar perdão não é uma capacidade nossa, mas é o Senhor que nos capacita. Não exista nada mais libertador, e nada que cure mais o coração, do que perdoar. Mas perdoar de verdade. Todas as vezes que nosso coração quiser voltar a ter os sentimentos de ira e vingança, precisamos entender que o Senhor nos colocou num lugar em que não precisamos disso, numa nova dimensão, onde não precisamos nos vingar, mas Ele é nossa justiça, e o perdão nos liberta do que fizeram conosco.

CONVERSAR
O ser humano, sem dúvidas, precisa conversar. Muitas vezes foi criado apenas obedecendo, apenas seguindo ordens, apenas ouvindo, apenas sendo ferido. Mas precisamos aprender a dialogar, a desenvolver ideias, a ter relacionamento com outras pessoas. Precisamos aprender a conversar sobre nossos sentimentos, pois isso nos ajuda a encontrar a resposta para eles, mas também aprender a conversar sobre muitas outras coisas, sobre a vida, sobre Deus, sobre os projetos, sobre sonhos, sobre assuntos que estão em alta…tudo isso traz calor ao nosso coração, e sabemos que o calor liberta dos castelos.

SE DECIDIR
Com certeza, precisamos aprender a saber o que queremos. A indecisão causa muita brecha para o engano e confusão dentro de nós. Nos tornamos inconstantes e, consequentemente, não conquistamos nada.
Não podemos ficar indecisos, seja pelo medo de perder algo, seja pela insegurança, seja pela intimidação. Precisamos ter claro em nossa mente o que queremos, sem medo de querer. Precisamos ter identidade e expressar o que queremos.
Precisamos lutar pelo que queremos, até que conquistemos ou até que o Senhor nos mostre que Ele tem algo diferente para nós, e nos convença.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Tiago 4:8

Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
Tiago 1:7,8

Deus abençõe
-JONATHAS L MIGUEL

Nenhuma tag