Rede de Casais

Dicas para levantar ministério de casais

Dicas para Levantar um Ministério de Casais

Estas dicas acompanham o livro de David Kornfield, Casamentos que Crescem Através de Mentoria (Encontrando Companheiros de Jugo para Seu Casamento), Ed. Vida, fev 2006. Os seguintes quatro parágrafos se encontram no Apêndice 3 desse livro e depois vêm mais detalhes que não se encontram no livro, úteis para quem quiser estruturar ou acrescentar a um ministério de casais em sua igreja.

Esta visão de um ministério de casais baseia-se em três alicerces que iniciam com a letra “M”: a Mentoria, Módulos semestrais e um Modelo de transparência. Mentoria é um acompanhamento da parte de um casal mais maduro que orienta e encoraja os outros casais. Módulos semestrais facilitam aprofundamento de relacionamentos e crescimento através do tempo. O modelo de transparência parte das histórias do autor e continua com a abertura do casal mentor e dos outros casais para contarem para o grupo as suas histórias. Este livro é o módulo introdutório ainda que cada módulo deve ser independente dos outros, permitindo a entrada ou saída de casais no início de qualquer semestre.

Recomendamos que a equipe que lidera o ministério de casais estude este livro por um semestre antes de iniciar o estudo dele com outros casais e abrir os grupos de mentoria. O líder do ministério assumiria o papel de mentor dos outros casais na equipe ou equipe-em-potencial. Talvez o casal líder queira pedir outro casal, até o próprio pastor e seu cônjuge, a assumirem esse papel na primeira experiência.

Uma equipe que assim se inicia com um semestre de andar juntos neste estudo experimentará crescimento nos seus relacionamentos e o benefício de mentoria nos seus próprios casamentos. No percurso do semestre, cada casal na equipe convidará mais três casais para comporem um grupo de mentoria junto com eles no próximo semestre. Este processo pode demorar várias semanas, incluindo oração, conversas e aproximação aos casais que Deus colocar nos seus corações, vendo quais casais respondem ao convite. Se alguém não responder, tudo bem, pois o Espírito Santo sabe quais casais devem compor cada grupo e confirmará isso nos corações das pessoas certas.

As dicas para levantar este ministério dividem-se em cinco áreas:

Como formar uma equipe para o ministério de casais. Indicamos 14 passos para formar uma equipe para este ministério ou preparar sua equipe atual para entrar neste projeto, incluindo passos embutidos no semestre inicial descrito acima.
Elaborar a visão e estratégias. É necessário definir o grupo alvo inicial: casais com potencial para futuramente mentorearem outros ou casais em maiores dificuldades. Os grupos terão maior êxito se cada um for homogêneo neste sentido.
A implementação do projeto, esclarecendo a função dos módulos, da mentoria e de retiros e eventos especiais. Esta seção indica como estruturar o ministério na prática e dá um esboço de quatro módulos semestrais que podem ser repetidos a cada dois anos com uma nova turma. Explicamos como incorporar o curso de Casados para Sempre como também o Encontro de Casais de um final de semana para as pessoas que já trabalham com esses modelos e desejam continuar.
O papel no grupo do mentor ou líder/facilitador. Já que esta função não é bem conhecida, detalhamos a proposta, inclusive o papel e perfil de um mentor/facilitador.
O papel de um apoiador aos grupos e mentores. Normalmente o casal líder do ministério, tendo a experiência de mentorear a equipe, se torna apoiador dos outros casais quando começam a mentorear seus próprios grupos.

Fonte: pastoreiodepastores.com.br

Nenhuma tag