Palavra da Semana

Fortalezas na Mente

Vamos analisar neste estudo algumas fontes de fortalezas que podem prender nossa mente. O Senhor quer nos libertar de todo tipo de fortalezas, para que possamos ter uma vida plena.
2 Co 10.4-5
João 10.10
Rm 12.2

FORTALEZAS QUE VÊM DO ROMANISMO:
As fortalezas que vêm do romanismo prendem e cegam a mente. Muitos acreditam em um Jesus fraco, como dos quadros pintados e imagens. São salvos, oram, mas se relacionam com Ele imaginando aquele Jesus fraco, com “cara de coitado”. Como essas pessoas terão uma vida gloriosa e cheia de coragem, se suas mentes são regidas por este Jesus pequeno? Nosso Jesus está glorioso, como João viu em Apocalipse 3.
O problema é que estas fortalezas, como do Jesus fraco, não são apenas imaginações. Existem demônios que se encarregam de mantê-las bem firmes em nossa mente. O Jesus fraco dos quadros, por exemplo, é um demônio, este espírito existe, e prende as mentes das pessoas. Podemos ver que as fortalezas não são apenas ideias ou modos de pensar. São territórios regidos por demônios.
Muitas pessoas também imaginam o céu como dos quadros medievais, cheios de castelos e torres, anjinhos à beira da lagoa colhendo flores, com harpas… tudo isso parece lindo, mas é uma ilusão. Isso faz com que não tenhamos desejo verdadeiro de ir para o céu e, pior que isso, de pregar sobre o céu.
Muitas pessoas também têm fortalezas de pobreza, que vem do romanismo. Acreditam que ser cristão é ser simples, pobre, vivendo uma vida difícil. Mas isso é uma mentira, isso vem de São Francisco, e de muitas outras fontes. Muitos crentes se sentem culpados em prosperar pois se sentirão materialistas, mas, na verdade, o que eles têm é uma fortaleza de voto de pobreza. A mente renovada sabe prosperar sem idolatrar o dinheiro. Sabe que Deus preparou para nós o melhor desta terra. Sabe que toda boa dádiva vem do Senhor.
Muitas pessoas admitem que têm tendência para o materialismo, e correm a se esconder em fortalezas de pobreza e falsa humildade, mas isso, na verdade, é apenas trocar de fortalezas. O que precisamos, na verdade é ser libertos das mentiras e entender a verdade.
A fortaleza da castidade está relacionada a todas as áreas de prazer. Deus quer que desfrutemos muitas coisas boas, que não são erradas. Muitas pessoas se sentem culpadas quando se permitem curtir um pouco a vida, passear, relaxar, descansar, etc. Se sentem culpadas pois acham que o prazer é inimigo de Deus. Existem, sim, muitos prazeres que são pecados, mas existem muitas coisas que são presentes de Deus para nós, e precisamos desfrutar, curtir, viver. Não podemos castrar essas áreas em nossas vidas.
Muitas pessoas também têm dificuldade de entender o relacionamento com Deus. Têm em suas mentes fortalezas de sofrimento, penitências, martírio. Se sentem perdoadas e amadas por Deus apenas se sofrerem e pagarem penitências. Tudo isso é romanismo. Precisamos entender o relacionamento com Deus, e esta é a maior dificuldade de uma mente presa às fortalezas do romanismo.

ORAÇÃO: Senhor, quebro de minha mente todas as fortalezas que vêm do romanismo. Toda necessidade de ver para adorar, todo princípio de fraqueza, de sofrimento, de jugo, de repetições e penitências. Preciso da revelação da tua graça, do relacionamento de família com o Senhor como Pai e da glória de Cristo, Sua santidade e poder! Recebo a revelação das coisas celestiais e invisíveis. Renovo a minha mente, pelo sangue de Jesus! Amém!

FORTALEZAS QUE VÊM DA GRÉCIA:
As fortalezas do espírito da Grécia são as que mais têm prendido mentes hoje em dia. O culto ao corpo é uma das principais mentalidades que têm regido, não apenas o fisiculturismo, mas a preocupação com a estética, o padrão perfeito de beleza, e também a performance. Todos querem ter uma boa performance, falar bem, ter uma aparência perfeita. Mas há um preço que se paga por isso, que é a idolatria a si mesmo e ao reconhecimento. A sociedade sofre de pressão e cobrança. Cada vez é maior o índice de pessoas com depressão e também casos de suicídio, pois os padrões são altos demais.
Existem também conceitos gregos que nos prendem, como a busca pela alma-gêmea. O conceito de alma-gêmea nasceu na Grécia, a busca pela outra metade. Tudo isso é uma grande mentira. Naverdade somos pessoas inteiras que buscam se casar com outro alguém inteiro e cumprir um propósito. Nada de metades.
O Cupido também é um demônio que gera encantamento e ilusão. Muitas pessoas, então, ficam presas em relacionamentos causados pelo Cupido, e que não são a vontade de Deus para suas vidas.
Da Grécia também vêm muita filosofia e sabedoria humana. Muitas pessoas ficam presas em filosofias e não conseguem entender o evangelho. Sabemos que a Palavra de Deus, a cruz, é loucura para este mundo (1 Co 1). Paulo escreveu isso aos coríntios, que eram gregos. Muitos filosofam demais a Palavra de Deus, e não recebem a revelação do poder de Deus e Sua santidade. Buscam argumentos e se tornam sábios, mas na verdade não conhecem a Deus,
Sabemos que a letra mata (2 Co 3.6)) mas o Espírito vivifica. Se conhecermos apenas a teoria, isso se tornará jugo ou filosofia bonita. Precisamos receber a Palavra rhema, aquela que vem de encontro com as fortalezas e renova nossa mente com as verdades do céu.

ORAÇÃO: Senhor, eu quebro de minha mente, em nome de Jesus, toda dureza de mente que vem da Grécia. Toda sabedoria humana, toda inteligência, filosofias, encantamentos e paixões. Te peço perdão por toda confiança na sorte, e recebo a revelação de Tua santidade, tua vida, a Palavra Rhema e revelação do Senhor com Pessoa, com uma vontade perfeita para mim. Amém.

FORTALEZAS QUE VÊM DO FARISAÍSMO:

O fermento dos fariseus tem um imenso poder de matar o seio da Igreja! A fortaleza do poder, de ser melhor que os outros, de vestir capas ministeriais. Quantos pastores ou líderes podem fazer de suas capas ministeriais verdadeiras fortalezas! A mente da pessoa se torna dura, aponta dedos, e se torna cega a ponto de não ver sua própria situação de pecador.
Fazer “cara de santo”, ou fazer propaganda dos próprios feitos ministeriais, tem sido um grande veneno.
Acredito que o maior inimigo do evangelho puro do Senhor não é o pecador, mas sim a religiosidade. Vemos durante o ministério de Jesus na Terra, que a maior resistência que ele enfrentava não vinha dos pecadores, mas sim dos fariseus, conhecedores da Lei e que se diziam zelosos pelas coisas de Deus.

“Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam”.
(Lc 11.52)

Isso é um veneno que sutilmente pode nos contaminar, se não estivermos com os olhos bem abertos e não tomarmos cuidados para manter a essência do cristianismo: a comunhão.
Em diversas ministrações de libertação, em que eu não conseguia achar o motivo de alguns problemas que as pessoas estavam passando, fui levado a perguntar se estas pessoas já haviam passado por outras igrejas, e a resposta foi afirmativa. Muitos até vinham de famílias tradicionalmente crentes. Então percebi que muitas igrejas, onde opera a religiosidade e espírito de heresia e distorções, trazem tantas prisões quanto os pecados no mundo. Na verdade, todos nós e nossas igrejas estão suscetíveis a isso. Precisamos vigiar e orar.

ORAÇÃO: Senhor, eu te peço perdão por todo farisaísmo, religiosidade, superioridade e orgulho. Limpa meu coração, e que eu não seja enganado por mudanças aparentes em mim. Eu recebo a revelação da necessidade no novo nascimento, do perdão, da graça e do relacionamento de família que preciso ter contigo e com meus irmãos. Em nome de Jesus, amém!

FORTALEZAS DO CRIME
Durante as libertações, atendendo pessoas que já haviam passado pelo mundo do crime e até mesmo tráfico de drogas, percebi o quanto este meio pode criar fortalezas, sofismas e altivez na mente. Estas pessoas até haviam abandonado estas práticas, mas ainda tinham orgulho do que faziam antes. Muitas vezes se sentiam tentadas a voltar para lá.
A sensação de poder, independência e liberdade que este meio do crime traz, são sedutores.
A pessoa cria castelos em suas mentes (dos quais falaremos no próximo capítulo), se sente numa sociedade paralela, se fecham em um mundo e em uma realidade dos quais não conseguem sair.
É necessário muito arrependimento e revelação do Espírito em seus interiores, para serem libertos destas fortalezas.

ORAÇÃO: Senhor, te peço perdão por todo orgulho, altivez, e rebelião que pratiquei no mundo do crime. Me lavo com teu sangue de toda obstinação e superioridade, peço perdão por toda rebelião às autoridades e a Ti. Recebo a revelação do Teu sangue, da minha condição de pobre, cego e nu, lavo minhas vestes, e entro em uma nova dimensão de glória, em nome de Jesus. Amém.

FORTALEZAS DE HOLLYWOOD E CONTOS DE FADAS
Estes são muito comuns em nossos dias. Nossa sociedade, do século XX e XXI cresceu ouvindo histórias de contos de fadas e assistindo filmes. Até mesmos aqueles que não gostam de contos de fadas foram influenciados por isto de alguma forma, ouvindo histórias ou recebendo padrões errados.
O conceito de “felizes para sempre” traz uma ilusão. As pessoas ficam frustradas sempre querendo chegar neste ponto. Os filmes sempre chegam num ponto em que tudo se encontra e todos ficam felizes e tudo dá certo. Mas a realidade não é bem assim.
Sabemos que as coisas celestiais durarão eternamente, e Cristo reinará para sempre e sempre, amém. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Isto sim, é fato. Mas muitos trocam o Príncipe da Paz, pelo “Príncipe Encantado”, e isto não apenas na busca pelo marido ou pela esposa ideal. Em todas as áreas da vida vemos o mundo desejando viver um filme em vez de viver a realidade.
As fadas são espíritos de encantamento, e têm muito a ver com os sofismas, e ilusões.
O mundo de fantasias é uma grande prisão hoje em dia, e muitas crianças, jovens e até mesmo adultos estão presos em fantasias.
O mundo de jogos também prende muitas pessoas em castelos, calabouços, lagos de fogo, espaço sideral, oceanos, florestas, e tantos lugares que se tornam bem reais na mente nas pessoas que os jogam.
Os jogos causam prisões mais fortes que os filmes, pois ao jogar a pessoa se envolve na história, e não é apenas uma expectadora. Mas os filmes e histórias fantasiosas também prendem em fantasias, embora muitos tenham boas mensagens de moral.
Não estou dizendo que não podemos assistir filmes ou jogar jogos. Seria muito difícil viver assim, cortando tudo isso do nosso dia a dia. Mas precisamos ter conhecimento destes enganos que a mídia pode trazer em nossa mente, e proteger nosso território interior.

ORAÇÃO: Senhor, eu quebro de minha mente todas as fortalezas e sofismas e contos de fadas, histórias, filmes e jogos. Não quero ficar presos em fantasias, ilusões e ideais de fins felizes. Quero sim, passar a eternidade contigo. Recebo em minha mente a revelação da Tua eternidade, da realidade do Senhor e da espada que o Senhor me deu, para batalhar e não para ficar preso em fantasias. Te agradeço pela vitória e pelas armas que o Senhor me deu! Amém!

Deus abençõe,
-Jonathas L. Miguel

Nenhuma tag