Estudo de Célula

MATURIDADE – parte 2

Introdução: iremos continuar falando sobre maturidade sendo que na semana passada falamos sobre examinarmos características de imaturidades em nossas vidas e hoje falaremos sobre o segundo ponto que é:

Segundo ponto: hábitos que irão fazer de nós pessoas maduras
Estes hábitos estão no texto: 1 TESS 5:16-23
16Conservai permanentemente a vossa alegria!
17Orai constantemente.
18Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19Não apagueis o fulgor do Espírito!
20Não trateis com desdém as profecias,
21mas, examinai todas as evidências, retende o que é bom.
22Afastai-vos de toda a forma de mal. Oração pela vida integral da Igreja
23Que o próprio Deus da paz vos santifique integralmente. Que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1. Alegrar sempre:16Conservai permanentemente a vossa alegria
A verdadeira alegria não está dependente da alteração das circunstâncias terrena, mas sim do nosso Deus imutável. A verdadeira alegria não está limitada no tempo, mas é duradoura. É o fruto do Espírito que nos permite sermos pessoas alegres 13 Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 1 Pedro 4:13
2. Orar sempre: 17Orai constantemente.).
Deus nos chama para sermos constantes na oração. Não deve haver intervalos prolongados em nossa vida de oração (Romanos 12:12) 12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração
Obs.: oração é mais do que falar com Deus, pois é também ouvir o que Ele tem a dizer e obedecer
3. Sempre dar graças:18Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Este versículo não diz: “Por tudo dai graças”. mas “em tudo dai graças” É a vontade de Deus que sejamos gratos em todas as circunstâncias.
A ingratidão nos impede de enxergar as maravilhas que temos e recebemos, sendo assim sempre seremos pessoas insatisfeitas ao ponto de somente achar bom aquilo que é de outros e nunca aquilo que é nosso…
(o pasto do vizinho sempre é mais verde que o próprio!!!
4. Sempre reavivar a chama: 19Não apagueis o fulgor do Espírito!
O Espírito Santo é comparado ao fogo (Atos 2:3). O fogo é forte e nos dá tanto o calor como a luz. No entanto, ele pode ser apagado pela água. Permanecer no fogo de Deus é mais fácil dizer do que fazer porque podemos facilmente matar e entristecer o Espírito andando na carne, e dando lugar ao diabo (Efésios 4:27-32)
Precisamos colocar lenha todos os dias no altar para manter a chama acesa
5.Examine e retém o que é bom
:20Não trateis com desdém as profecias,
21mas, examinai todas as evidências, retende o que é bom.
Prove, examine e exige a prova de tudo que você ouve em relação à palavra de Deus (Atos 17:11-12). Os bereanos eram capazes de acreditar em Paulo porque eles conheciam as Escrituras e eram capazes de ver se o que Paulo dizia era verdade ou não. Muitas pessoas vêm à igreja e se contentam em apenas ouvir o que o pastor diz ou o que ouvem na TV Inconscientemente, eles estão lentamente sendo enganados e levados a um caminho de destruição, porque eles são preguiçosos demais para analisar as coisas com a Palavra de Deus (I João 4:1 – II Pedro 2:1).
Esteja apto para receber, porém examine se a profecia tem base bíblica, e fundamentos
6. Sempre abster-se do mal. v. 22. Afastai-vos de toda a forma de mal. Oração pela vida integral da Igreja
Paulo diz para ficar longe de algo, mesmo que só aparece mal. Isso por dois motivos: primeiro, uma vez que você dizer que você é um cristão, as pessoas começam a te observar e se te vires em qualquer lugar perto do mal, com certeza vão encontrar falha em você. Em segundo lugar, quando penduramos em torno de pessoas ou atividades, começamos a pegar os seus hábitos e sua maneira de lidar com as coisas. O senso comum nos diria que, se ficarmos muito tempo com alguém ou algo que claramente não é de Deus, então seremos influenciados lentamente eventualmente corrompidos por seu estilo de vida (I Coríntios 15:33 – Provérbios 4:14-15 – Salmos 1:1).
Conclusão: Quando vivemos esses hábitos, a oração de Paulo no versículo 23 será uma realidade: Que o próprio Deus da paz vos santifique integralmente. Que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus vai nos santificar inteiramente – o nosso espírito, alma e corpo serão plenamente conservados irrepreensíveis até Jesus voltar! Que garantia para os cristãos! Amigo, você também pode ter essa certeza, se você chamar por Jesus e pedir a Ele para salvá-lo agora!
Orem para Deus capacita-los a ter estes hábitos citados e com certeza seremos pessoas maduras e constantes
Filipenses 1.6: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

Nenhuma tag