Palavra da Semana

Coração

O coração é muito importante para tudo em nossas vidas.
Quando fazemos as coisas com o coração, temos prazer em fazer.
Um grande problema é que corremos o risco de entrar no automático e fazer as coisas sem coração. A verdade é que praticamente não tem valor quando é assim.

“Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15.8)

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23)

Muitos dizem: “não estou fazendo com o coração, então preciso parar de fazer”. Por exemplo: “não estou servindo a Deus de coração, então é melhor eu parar”.
Mas a verdade é que o que precisamos fazer não é fazer o que o coração manda, pois “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17.9), mas o que devemos fazer é colocar o coração em tudo que fazemos.

Talvez você saiba que está vivendo e fazendo coisas, mas sem o coração. É preciso aprender a colocar o coração, movendo detalhes ou usando palavras novas que saem do fundo do coração.
Na oração, por exemplo, não podemos orar no automático. Precismo aprender a colocar o coração na oração, e trazer clamores e palavras de exaltação a Deus que venham do fundo do nosso ser, através da sinceridade.
Outro exemplo, no casamento. Nada como a rotina para acabar com o bem-estar no dia a dia. A vida a dois não pode cair na rotina. Precisamos colocar o coração na relação, usando palavras, gestos novos, saindo um pouco da rotina.

Quando começamos a tentar colocar o coração em tudo que fazemos, percebemos que não é possível fazer muitas coisas. Você pode até conseguir abraçar o mundo se for no automático, mas é difícil fazer inúmeras coisas e todas elas fazer de coração. É preciso fazer poucas, mas fazer bem.
Talvez ter poucos amigos, mas ter de fato, e cultivar.

Muitos podem estar com o coração entulhado por mágoas ou cobranças da vida. Os entulhos precisam sair, para o coração fluir. É do coração que fluem as fontes da vida, e elas precisam fluir, para nos sentirmos felizes.

Ore para que o Senhor desentulhe seu coração, e esforce-se para colocar o seu coração em tudo que você faz, para que tenha sentido, para que seja vivo, para que abra espaço para coisas maiores.

Deus abençõe,
Jonathas L Miguel

Nenhuma tag