Palavra da Semana

7 Remédios contra a tristeza

Por Juliana Fossa Rocha

O PRIMEIRO REMÉDIO é buscar a fé genuína em Deus e em sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Aqueles que desenvolvem uma constante busca da presença de Deus através da oração e da meditação em Sua Palavra encontram respostas e consolo para suas angústias. Existem 44 versículos sobre a alegria na Bíblia, entre eles veja alguns: Provérbios 3:8; Romanos 12:12; e Salmo 94:19.
O SEGUNDO REMÉDIO contra a tristeza é conceder-se algum prazer. Praticar algum “hobby”, comer sua comida favorita, tocar um instrumento, pescar, jogar bola, pintar, fazer jardinagem e tantos outros. Um “hobby” nos tira do automático e das obrigações do dia a dia, e renova nossas energias para seguirmos em frente!
O TERCEIRO REMÉDIO é o choro. É permitido CHORAR! O choro é uma linguagem, um modo de expressar e desfazer o nó de uma dor que às vezes pode nos asfixiar. Jesus chorou. E o Papa Francisco disse que “certas realidades da vida só se veem com os olhos limpos pelas lágrimas”. Quanto tempo faz que você não se permite chorar?
O QUARTO REMÉDIO contra a tristeza é a compaixão dos amigos, ou seja, ter alguém para compartilhar a vida, tantos bons quanto maus momentos. Já dizia o poeta “que os amigos são as testemunhas vivas de nossas vidas”. Pessoas que têm amigos confidentes vivem mais e são mais felizes! Às vezes basta uma mensagem ou uma ligação para desabafar com um amigo e a vida ilumina-se.
O QUINTO REMÉDIO é a contemplação! Contemplar a BELEZA DA VIDA: pessoas que amamos, a natureza ou uma obra de arte, uma música, surpreender-se com a beleza de uma paisagem, de um pôr do sol, do sorriso de uma criança, contemplar além de nos levar à GRATIDÃO, pode ser um bálsamo eficaz contra a tristeza!
O SEXTO REMÉDIO é o fantástico poder do Descanso: Tomar um banho demorado e dormir são comprovadamente hábitos que recompõem nossas emoções. Em momentos de sofrimento da alma tudo o que você mais precisa antes de querer desistir é descansar. O choro pode persistir uma noite, mas a alegria chegará ao amanhecer (Salmo 30:5). Experimente esse poder renovador!
O SÉTIMO REMÉDIO contra a tristeza é “fazer o bem sem olhar a quem”. Quando ajudamos alguém nosso coração se enche de alegria. Ser voluntário em algum projeto social. Ajudar seu vizinho ou um amigo. Suprir a fome de alguém… é incrível o poder contido nas boas ações! Doação e generosidade produzem felicidade!
Tomar sempre que sentir-se triste ou desanimado! Ou se quiser prevenir, fazer um “mix” de todos eles e tomar semanalmente!
Por uma vida feliz e mais significativa.
Beijo no coração!

Nenhuma tag