Estudo de Célula

Sem máscaras

“Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”.(Ef 4.25)

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. (2 Co 3.18)

Muitas vezes no dia a dia usamos máscaras. Com nossa família, no trabalho, com os amigos, e até na igreja, usamos máscaras para esconder quem realmente somos.

Mentiras são máscaras, mas também encenações, como quando fingimos que está tudo bem, quando não está.

Muitas vezes somos dissimulados, dramatizamos as coisas, para conseguir a atenção das pessoas. Isso é uma máscara. Com isso não buscamos tratar nosso próprio problema.

Outras vezes queremos que todos pensem que estamos bem, e até postamos fotos na internet cheios de sorrisos, mas por dentro estamos muito mal. Este é o mal do nosso século – querermos mostrar que estamos felizes. Isso causa depressão. Precisamos buscar ajuda sempre que necessário.

Outras vezes escondemos pecados, e vivemos anos afora, sem nunca tratar com eles. Pecados que talvez seriam facilmente deixados se trouxéssemos à luz, mas os guardamos como pecados de estimação. Estes pecados, além de nos corroer por dentro, ferem o corpo de Cristo.

Jesus não quer que você use máscaras. Ele disse: “vem como você está”. E também disse: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Portanto, algumas atitudes práticas que precisamos tomar para aprender a viver sem máscaras:

DEIXAR DE MENTIR – fale a verdade, mesmo que doa, mesmo que seja humilhação, mas será libertador.

RECONHEÇA SEUS PROBLEMAS – não queira ser perfeito e muito menos mostrar que é. Reconheça que tem falhas e problemas a resolver, e procure as ajudas necessárias.

CONFESSE SEUS PECADOS – confesse a alguém de confiança, a um líder madura na fé. “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pv 28.13)

NÃO QUEIRA AGRADAR A TODOS – o vício de agradar a todos faz com que você não seja mais você. Não seja simpático e muito menos baixe seu padrão apenas para agradar. Valorize os relacionamentos verdadeiros.

Busque, acima de tudo, agradar a Deus. As mudanças verdadeiras só acontecem quando deixamos de fingir que já mudamos, e reconhecemos nossas falhas, e que precisamos DEle!

Deus abençõe!

Nenhuma tag