Estudo de Célula

O Deus da Alegria

Texto Chave: Deuteronômio 14:26
“Então juntamente com suas famílias comam e alegrem-se ali, na presença do Senhor, o seu Deus.”

A Bíblia diz que Deus se ri! Você alguma vez imaginou isso? Deus dando gargalhadas. Parece até um pouco irreverente pensar nisso, mas é verdade. Nosso Deus é alegre! Quando você pensa em espiritualidade, no que você pensa? Num pastor sério, de terno e gravata, orando e lendo a Bíblia sem nunca sorrir? Servir a Deus não significa ser sempre sério. O segundo fruto do Espírito listado em Gálatas 5:22 é.. alegria! Muitas vezes pensamos em Deus como alguém zangado, triste, desiludido. Sim, Deus tem esses sentimentos, mas não o tempo todo. A alegria de Deus é muito maior que sua ira! – A Bíblia nos revela um Deus alegre, que fica feliz com nossa alegria. Essa alegria de Deus é revelada logo no Antigo Testamento.

Podemos ser enganados a pensar que nesse tempo Deus estava muito zangado, exigindo sacrifícios a toda a hora para aplacar sua ira. Mas, lendo com atenção, vemos que em muitos dos sacrifícios Deus exigia apenas uma porção simbólica. Então, o que os israelitas faziam com o resto da comida? Uma festa! A ordem de Deus era esta: depois de oferecer o sacrifício, junte sua família, coma o sacrifício e fique alegre em minha presença. -Entrar na presença de Deus significava ficar alegre. E mais, era uma alegria que devia ser partilhada, multiplicada. A verdadeira fonte de alegria O mundo tenta nos convencer que a alegria está no dinheiro, na fama, no sucesso, na família, nos bens materiais…, Mas nada disso traz verdadeira alegria. Todas essas coisas acabam, mas a alegria de Deus não tem fim! No Antigo Testamento, os israelitas vinham para o templo tristes e arrependidos de seus pecados e voltavam alegres, glorificando a Deus por seu perdão. Jesus veio para ser nosso sacrifício. Agora, quando nos arrependemos, podemos entrar na presença de Deus e receber a alegria da salvação. – Essa alegria de Deus é completa, abundante e podemos partilhá-la com muita gente!

Quando recebemos a alegria de Deus, encontramos verdadeira alegria nas coisas boas que temos em nossas vidas. Podemos desfrutar das coisas passageiras porque sabemos que vêm de nosso Pai, que é eterno e tem sempre mais alegria para nos dar. Não precisamos mais ter medo que a alegria vai se esgotar. Mesmo na tristeza, Deus nos dá alegria. Essa alegria é mais profunda e nem sempre se expressa com um rosto alegre ou um grande sorriso. – A alegria na dificuldade se chama esperança. Deus promete que a tristeza não dura para sempre. Sua alegria vencerá toda a dor. A tristeza é passageira, mas a alegria de Deus dura por toda a eternidade. No sofrimento, a alegria do Senhor é a nossa força!!

Nenhuma tag