Estudo de Célula

O Arrependimento do Filho Pródigo

Lucas 15:11-32

1. Lucas 13:3 : O Arrependimento é uma necessidade, pois, quem não se arrepender perecerá.
2. Vs. 11-12: O pai não proibiu, nem coibiu a partida do filho, porém, o orientou, falou dos riscos que correria no mundo, respeitando o direito de escolha, seu Livre Arbítrio. Assim devem agir os líderes de Células, orando e orientando, mas deixando a decisão, a escolha nos corações de seus discípulos.
3. Vs. 13: Ao se afastar dos domínios de sua Família, indo viver sob o domínio do Mundo, o filho pródigo se perde, perdendo tudo o que tinha, inclusive a auto-estima. Quando nos afastamos de Deus, nos afastamos de Suas Bênçãos. Quanto mais nos entrosamos com o mundo, mais nos enterramos na ilusão do prazer, na perdição do vício das drogas, das bebidas, do fumo, da prostituição e na destruição de nossos Primeiros Sonhos.
4. Vs. 14-15: Nesse momento, o filho pródigo se dá conta da escolha errada que havia feito, ao deixar tudo o que tinha e a Família, pela falsa vida de alegrias e de insana liberdade que encontrou no mundo. Afastar-nos de Deus é nos afastarmos do Amor, da Paz, da Alegria para irmos ao encontro da decepção, da destruição, da derrubada total dos verdadeiros valores de Deus e conseqüente ruína de nossa vida.
5. Vs. 16-19: Ao viver as ilusões do mundo e, por elas ser destruído, ele começa a passar pelo processo do Arrependimento. Começa a se lembrar das bênçãos que tinha sob a cobertura de seu pai. Começa o processo de volta à casa do pai, até mesmo como servo e, ansiando pelo perdão paterno.
6. Vs. 20-21: É o Espírito Santo de Deus quem leva o homem ao Arrependimento. O filho pródigo não sabia como seu pai o receberia. No momento do encontro entre eles, ele foi tomado de imensa e súbita alegria, e se humilhou, assumiu seu pecado, pediu perdão disposto a pagar o preço que fosse necessário para voltar para os braços de seu pai. Muitas vezes o entrave maior não é o ato de pecar, mas o fato de não conseguirmos nos arrepender do que fizemos aos nossos semelhantes e aos nossos diferentes! Aquele que não consegue se arrepender precisa ser sarado, ter o coração quebrantado!
7. Vs. 22-23: Ao retornar à casa paterna, o filho pródigo não foi questionado, não foi condenado, nem cobrado em suas ações pelo pai. Ele o abençoou com uma Túnica Nova, representando a Veste de Santidade; Deu-lhe um anel, simbolizando a Aliança entre pai e filho; colocou nos pés do filho sandálias, representativas do Evangelho que tira o pecador do caminho do mundo e o coloca no Caminho de Deus; e, recepcionou-o com uma grande festa!Devemos entender que quando um pecador se arrepende, há Festa no Céu! (Lucas 15:10)
8. Vs. 25-29: Quando alguém peca, mesmo se arrependendo depois, o mundo dificilmente esquece e o cobra sempre pelo erro cometido. Aquele que se proclama Evangélico não pode agir desta maneira, condenando, julgando e lançando palavras de maldição, nem contra o pecador e nem contra o arrependido, pois de Jesus é o Ministério de Intercessão, e o de Acusação é próprio do Maligno! Festa seja dada àquele que se Arrepende Verdadeiramente! Cuidado: Se você, irmão e irmã evangélicos, sentirem ciúmes, uma dorzinha de cotovelo ao verem seu líder, seu Pastor (a) dando atenção a um outro irmão (ã), é um mau sinal! Você está deixando o Egoísmo, o Egocentrismo tomarem conta de sua vida espiritual! É brecha!
9. Vs. 30-32: Quem está com o Pai (Deus), está usufruindo o melhor! E, melhor ainda, é ficarmos felizes em compartilhar com aqueles que se arrependeram e voltaram à Casa Paterna. Com Festa e alegria devem ser recebidos aqueles que, por crerem no Filho, saíram do mundo da destruição e do Inferno em vida, para os Braços do Pai!
10. 1º- Se você se sente um Filho (a) Pródigo, com vontade de “viver nos prazeres do mundo”, reflita, peça orientação, clame pelo Espírito Santo e Ele o abençoará com o conselho correto. 2º Se você se sente enciumado, querendo atenção só para você, por achar que merece mais que a outra pessoa, agindo como o irmão do Filho Pródigo, saiba que a Festa do Senhor tem mais sabor quando ela é compartilhada com Amor.

Nenhuma tag