Estudo de Célula

O Papel da Disciplina e Nossa Atitude

Hebreus 12:7-11

O papel da disciplina, seja humana ou divina, é produzir arrependimento, isto é, consciência do erro; é para que soframos uma mudança.
Nossa atitude para com o erro deve ser a mesma que Deus tem: completa desaprovação, indignação pelo mal que ele causa (seja nosso ou dos outros). Isto não significa auto-condenação ou rejeição do outro.
*O verdadeiro arrependimento diante da consciência de um erro fez com que o pecado se desaloje.*
Porisso Deus nos confronta diante dos erros, e, porisso, é necessário confrontarmos os erros nas pessoas que estão sob nossa autoridade (filhos, discípulos, empregados).
Nossa visão errada de disciplina e confronto faz com que nos sintamos maus quando tratamos com os erros na vida das pessoas.
Quando Deus reprova uma atitude nossa , Ele não retira sua mão até que nos arrependamos, até que nos quebrantemos – Salmos 32:3-5.

Vamos ver alguns exemplos de atitudes diante do confronto:
• Davi: II Sam 12:13 – Sua atitude foi de quebrantamento. Ele foi perdoado e se submeteu às conseqüências.

• Saul: I Sam 16:20-21 – Saul tentou explicar-se e justificar seu erro com uma motivação “nobre”. Foi rejeitado por Deus. Ele estava mais preocupado com sua imagem diante dos homens, em ser honrado por Samuel do que com o fato de ter perdido o reino porque desagradou ao Senhor (v.30).

• Judas: Mateus 27:3-5 – Quando tomou consciência de seu erro, tentou “consertar”, se livrando das moedas, a prova do seu “crime”.

• Pedro: Mateus 26:75 – Chorou arrependido

• Adão e Eva: Gênesis 3:11-13 – Transferiram a culpa, responsabilizaram outro diante do confronto.

• Caim: Gênesis 4:9-14 – Foi soberbo e arrogante. Estava mais preocupado com a s conseqüências que havia de sofrer do que com o mal que tinha cometido.

• O filho pródigo: Lucas 15:18-19 – Se humilha e fez o caminho de volta.

Conclusão: Atitude correta – quebrantamento e confissão – Salmos 51:17

Qual tem sido sua atitude diante da disciplina e do confronto?

Nenhuma tag