Palavra da Semana

Quebrantamento

“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” (Is 61.1)

Este texto de Isaías fala que a unção é para levar boas novas e trazer libertação: AOS QUEBRANTADOS DE CORAÇÃO.

Há um bom tempo tenho aprendido que meu coração precisa estar quebrantado. O evangelho é para os humildes de coração, os de coração contrito.
Sabemos que o orgulho é a terceira parte citada por Paulo em 2 Corintios 10. É a mais difícil de ser quebrada também.
Não podemos ter um coração duro, insensível, pois Deus resiste aos soberbos.
“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tb 4.6)

Creio que o problema da maioria de nós é o orgulho, a soberba. O que nos impede de romper e avançar…a maior fortaleza na mente.
Até conseguimos entender as fortalezas que nos prendem, e os sofismas encantadores… mas o orgulho, continuamos segurando para nós.
Muitas pessoas não são libertas por causa do orgulho. Muitos viveram uma vida de prostituição no passado, mas, embora tenham abandonado esta vida, falam sobre ela com orgulho, e não com arrependimento. Tmabém pessoas envolvidas com misticismo, têm orgulho dos poderes sobrenaturais que desenvolveram, e não arrependimento. Pessoas que são briguentas, têm orgulho de serem assim, e não arrependimento. São alguns exemplos que mostram que, muitas vezes, não somos libertos por que ainda temos orgulho, e não arrependimento. Isaías 61.1 diz que a unção está para alcançar os QUEBRANTADOS DE CORAÇÃO.
Não abrimos mão da nossa justiça, do nosso eu, da nossa luta com tudo.

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”;
(Mt 5:3-8)

Veja que lindos e tremendos estes textos de Jesus, ao iniciar o Sermão da Montanha!
O quebrantamento faz parte da vida com Deus, e é a chave para o reino de Deus entrar em nossas vidas.
Precisamos aprender a ter um coração quebrantado, e isso não é apenas em aparências. Muitos até conseguem aparentar humildade, ajudar pessoas, servir, mas interiormente tem sua justiça própria e acham que merecem ser salvos e recompensados.

“Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?”
(Rm 7.24)

Somos maus, corruptos, mas temos a graça de Deus!
Se não fosse a graça, onde estaríamos?
O que seria e nós?

O fato é que temos muita dificuldade de entender isso, mas quando entendemos, a humildade nos faz viver uma vida mais leve e rica em Deus. Mais simples, mais feliz.

Quando somos simples e humildes, somos libertos do 3ª tópico citado por Paulo, e nossa mente á aberta para o conhecimento de Deus, e nossos pensamentos são levados cativos à obediência de Cristo.

Tenha um momento de oração sincera diante de Deus, e busque chorar na presença dEle. Ele quer ouvir seu choro, de um coração quebrantado. E diga: “Senhor, eu não sou nada. Senhor, eu não sou nada”. E deixe orações a partir disso fluírem do seu coração, declarando sua dependência do Senhor.

“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”. (2 Co 2:12-16)

-Jonathas L Miguel

Nenhuma tag