Palavra da Semana

Dependência de Deus

Precisamos entender, dia a dia, o quanto dependemos de Deus. Se começarmos a achar que somos auto-suficientes, que sabemos como agir, que estamos no controle, não conseguiremos chegar a lugar algum.

“Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!”
Jeremias 17:5

“Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.
Porque será como a árvore plantada junto às águas”
Jeremias 17:7,8

Especialmente no tempo em que vivemos, em que somos incentivados a ser positivos, auto-confiantes, termos uma mente resiliente, acreditar. Tudo isso é certo, sim, mas não podemos deixar que essas informações nos levem a ser independentes de Deus.

Hoje em dia, até mesmo nas igrejas, tem sido muito ensinado sobre ser auto-confiante e positivo, sucesso pessoal, mas não podemos deixar que isso nos leve ao humanismo. O nosso eu não pode ser o centro, e não pedemos ser dependentes de nós mesmo e nem de coisas humanas.

“Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus”.
Salmos 20:7

O fato é que nós precisamos dar nosso melhor, sim, não podemos ser negligentes nem preguiçosos, mas existem muitas coisas que não sabemos, e que estão fora de nosso controle. Não conhecemos o que está por trás das situações, nem a verdadeira intenção das pessoas que nos cercam, nem os planos do inimigo que é tão real. E, acima de tudo isso, mesmo que saibamos como agir e o que queremos, precisamos saber que o Senhor tem planos maiores que os nossos. Por mais que estejamos no controle e caminhando bem, o PLANO DELE é que é o perfeito.

Por isso, precisamos nos apegar a Ele. Tenho visto alguns influencers no meio secular afirmarem que é necessário orar, ter um tempo com Deus, busca-lo, e tenho achado isso o máximo. São pessoas que estão bem por dentro deste universo de “crescimento pessoal” ou “sucesso”, e eles mesmo tem reconhecido que nossa confiança precisa estar no Senhor. É Ele que muda nossa sorte!

Deus abençõe,
-Jonathas L Miguel

Nenhuma tag