Estudo de Célula

Olhe para frente

Texto-Chave: Isaías 43:18-21
Estamos sendo desafiados em nossa fé. Num tempo ainda de muitas ameaças naturais, esta profecia bíblica segue
vigente para nossas vidas, mais que nunca. Deus está agindo, mas precisamos de olhos de fé para perceber. Muitos desejam mudanças, mas colocam o seu olhar apenas no natural. No texto que lemos, Deus diz ao seu povo que Ele está fazendo uma coisa completamente nova… Talvez as circunstâncias desanimaram alguns, mas é preciso ouvir o noticiário que vem do céu, mais do que as notícias de terror que circulam por aí… No nosso texto-chave podemos encontrar quatro princípios práticos para que a nossa alma quebre as ataduras do pessimismo e creio que o Todo Poderoso está preparando tempos melhores para seu povo!
1. ESQUEÇA O QUE SE FOI – vs. 18 – Nós temos uma tendência natural de projetar o nosso futuro a partir do que já vivemos. Isso é uma armadilha, porque Deus é um Deus de novidade, que tem prazer em quebrar os paradigmas. Se não fizermos o esforço de fé para nos desprender daquilo que já é passado, ficamos com a nossa alma engaiolada, prevendo que o amanhã será apenas uma repetição do ontem. Olhe para a frente e estabeleça sua expectativa a partir do que Deus diz – Peça para seus discípulos lerem e comentarem Filipenses 3;13- 14; Lucas 9:62.
2. PERCEBA O QUE DEUS ESTÁ FAZENDO – vs. 19a – Uma percepção vital que os servos de Cristo precisam desenvolver, é a dos movimentos de Deus. Ele costuma começar grandes coisas na dimensão do Espírito para, depois, manifestá-las no mundo natural. Uma das formas de nos anteciparmos e vermos com os olhos espirituais o que está vindo do céu é darmos ouvidos à palavra profética. O Senhor usa os seus profetas para levar seu povo a perceber além do natural e celebrar as conquistas, antes mesmo que elas cheguem – Peça para seus discípulos lerem e comentarem II Pedro 1:19; II Crônicas 20:20; II Reis 6:15-17.
3. ESPERE DE ONDE NINGUÉM ESPERA – vs. 19b – O Senhor promete abrir caminho no deserto e rios no ermo. Sabe o que isso significa? A sua bênção virá de onde ninguém espera! Portanto, bloqueie a sua alma em relação aos prognósticos do mundo. Pare de colocar a sua expectativa em homens, governos ou circunstâncias naturais e creia que Deus, aquele que criou todas as coisas do nada, do nada trará soluções para sua vida. A fé sempre vê o invisível e crê no impossível! – Peça para seus discípulos lerem e comentarem Hebreus 11:1,24-27; II Coríntios 4:18.
4. TENHA SEGURANÇA NA ALIANÇA DE DEUS COM SEU POVO – vs. 20-21 – O Senhor ama a sua Igreja. Ele tem uma maneira particular de tratar aqueles que são seus. Mesmo que vivamos no mundo e passemos por aflições, como todo mortal, não estamos entregues à nossa própria sorte. O nosso Pai cuida de nós, como sua propriedade particular entre os povos – Peça para seus discípulos lerem e comentarem Joel 2:26-27; Salmos 91:1-7.
CONCLUSÃO – Termine a reunião com um bom período de oração, encorajando seus discípulos a olharem para frente com positividade!

Danilo Figueira

Nenhuma tag