Palavra da Semana

A vida cristã

“Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz” (Rm 8:5).

Até um tempo atrás eu me perguntava: “será que já estou totalmente crente?”, como se a vida cristã fosse um estilo a ser conquistado, um patamar, algo estático. Até que descobri que a vida cristã, na verdade, é um CAMINHO. Inclusive no livro e Atos os seguidores do evangelho se chamavam “seguidores do CAMINHO”.

Este texto que citamos acima fala sobre AQUELE QUE SE INCLINA PARA O ESPÍRITO, ou AQUELE QUE SE INCLINA PARA A CARNE.

Para onde você tem se inclinado? Suas atitudes, pensamentos, palavras, mostram para qual lado você está se inclinando.
Muitas pessoas se perguntam: “Será que o tanto que estou orando é o suficiente?”, ou “hoje não orei, será que estou perdido?”, ou então “ontem cometi um erro, será que perdi minha salvação?”. Estas perguntas mostram que temos uma mentalidade errada sobre a vida cristã. Enxergamos a vida cristã como algo estático, um quadro na parede para ser admirado. Mas não é assim. A vida com Deus é uma caminhada, e como em toda caminhada, existe cansaço, existem tropeços, existe ânimo e desânimo, mas o importante é que estejamos cada vez mais próximos do alvo, e crescendo, e conhecendo mais a Deus a cada dia.

Se há 6 meses você orava apenas 5 minutos por dia, e agora está orando 10 minutos, isso significa que você cresceu, está mais intenso no caminho do que antes, e o que importa é que cresça cada vez mais.

Muitas pessoas deslizam do caminho de propósito, dizendo que “errar é normal”, mas o fato de errar de propósito mostra uma índole errada em seu coração.
Se na caminhada você tropeçar, com certeza pode ser levantar. Porém os tropeços podem ser comprometedores, uma vez que, se você sai do caminho, existem inimigos te esperando do lado de fora, existem espinhos, existem armadilhas. Não saia do caminho propositalmente, e se você sair por acidente, peça a misericórdia de Deus. Sua misericórdia é tudo que precisamos.

Se você assiste novela, está se inclinando para a carne ou para o espírito?
Se você fofoca, está se inclinando para onde?
Se você lê um livro cristão?
Se você ora?

Não existe uma fórmula de como ser crente ou não ser. Nas coisas do dia a dia, não existe uma lista do que é pecado e do que não é pecado. Estamos em um caminho, e precisamos nos inclinar para a VIDA.

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” (SL 119.9)

“Esquadrinhemos, pois, os nossos caminhos, provemo-los e retornemos rapidamente para o SENHOR” (Lm 3.40)

Deus abençõe,
-Jonathas L Miguel

Nenhuma tag