Estudo de Célula

REVIGORE SUAS FORÇAS

Quebra gelo: É possível revigorar as forças apenas esperando? Esperar significa ficar parado? Texto:

Isaías 40.31 Introdução – Dizem que a esperança é a última que morre, porém, a Bíblia revela que Deus é “o Deus de toda esperança” (Rm 15.13), e Ele nunca morre. Para os filhos de Deus a esperança não é a última que morre, mas a primeira que nasce num momento difícil. Para nós, a esperança não é apenas uma palavra, a esperança é um estilo de vida. Esperar no Senhor não é ficar parado (Sl 37.34), mas, seguir confiante de que o Pai está no controle de tudo. Você jamais pode perder a compreensão de que Deus é o Deus de toda esperança, e é Nele que revigoramos as nossas forças nos momentos mais pesados.

1 – DEUS CONHECE AS NOSSAS LIMITAÇÕES E SABE QUE SOMOS PÓ – Sl 103.13-14 Existem momentos que são extremamente complexos, parece que não vamos suportar o fardo e as pressões que estão ao nosso redor. Nossa cabeça fica confusa. A sensação que temos é que as forças acabaram. Contudo, é justamente nesses momentos em que você se sente fraco, acabado, destruído, é que Jesus “entra em cena”. Quando você diz que não tem mais jeito, Ele te mostra que é o Deus do impossível (LC. 1.37).
É preciso pegar a “fórmula” e aplicá-la da maneira correta: orar, confiar na Palavra e descansar no Senhor (Sl 37.5). A Palavra de Deus tem as respostas de tudo que precisamos. Davi expressa claramente o cuidado de Deus para conosco ao dizer: “Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103.14-NVI). Deus conhece cada uma das nossas limitações e pode mudar qualquer situação para nos socorrer.

2 – E SE PERDER A ESPERANÇA? O QUE FAZER? – RM 4.18-22 – Jó 14.7 A esperança requer certa perseverança, isto é, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. A fé e a esperança caminham de mãos dadas. Porém, tem dias que as forças se vão e a esperança se desvanece. Se a esperança quiser ficar no meio do caminho, não desista e continue caminhando pela fé. Abraão, o pai da fé, contra a esperança creu e em consequência, “isso lhe foi creditado como justiça” (Rm 4.22). Porque é característico da fé esperar até mesmo contra a própria esperança. Portanto: “apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel” (Hb. 10.23-NVI). Obedeça ao Senhor e veja o seu milagre acontecer. Deus é fiel, tenha fé e não perca a esperança.

3 – QUEM NÃO ESPERA, SE DESESPERA – SL 27.14 – SL 62.5 Jacó acreditou na mentira da morte de seu filho, e não conseguia acreditar na verdade de que José ainda estava vivo (Gen. 37.31-35; Gen. 45.25-26). Ao acreditar na verdade, Israel reviveu (Gen. 45.27). Na escuridão da mentira, vemos um Jacó desesperado, sem vida (Gen. 37.34-35); na luz da verdade, vemos um Israel vivo, seguro e ousado (Gen. 45.28). Não se iluda com as mentiras do diabo tentando abalar sua fé. Não podemos julgar todos os noticiários, mas entre as notícias dos jornais e a Palavra de Deus, fique com a Palavra de Deus. Mesmo que tudo pareça insolucionável. A esperança no Deus do impossível aumenta nossa imunidade, acalma nossa ansiedade, traz alegria, paz à nossa alma e fortalece o nosso coração. Quando a nuvem escura chegar, “Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR” (Sl 27.14). Tudo passa! Deus está no comando. Conclusão – A promessa: “subirão, correrão e caminharão” está vinculada a ação, à nossa atitude de fé. A fé que opera em nós. As águias aqui representam o poder que vem do Senhor. Assim como a águia com suas garras eleva seus filhotes às alturas, da mesma forma o Altíssimo faz conosco. Esperar é ter paciência, confiar e agir conforme a Palavra de Deus. Deus conhece as nossas limitações e, mesmo que as nossas esperanças se esgotem, ele honra a nossa fé. – Revigore as suas forças no Senhor. Amém Pr. Carlos Costa

Nenhuma tag