Estudo de Célula

Tempo de provação

Apocalipse 2:1-7

Quebra Gelo: Você tem passado por alguma dificuldade?

Estudo: Livro do Apocalipse traz o relato de um povo sendo provado na sua fé, no seu relacionamento com Deus e com a sua igreja, daí a constante repetição do termo “ao que vencer”! Sendo assim, vamos falar “aos vencedores”, a você que está conosco estudando essa palavra, para que você vença todas as suas provações.

I – SOMOS PROVADOS EM NOSSO AMOR – Apocalipse 2:4 Os cristãos da cidade de Éfeso receberam uma carta de Jesus, entregue ao “Anjo da Igreja”, uma linguagem simbólica para se referir ao pastor da igreja. Essa Carta denunciava que os cristãos estavam debaixo de uma provação e que eles precisavam vencer. Os cristãos em Éfeso tinham abandonado o seu primeiro amor e precisavam se arrepender e voltar enquanto era tempo. Nessa Pandemia, todos nós estamos sendo provados. E somos provados em nosso amor a Deus, à família, à Igreja. Muitos têm abandonado a Jesus, a Sua igreja e precisam voltar com urgência. O chamado de Jesus hoje é para nos lembrar de onde caímos, nos arrepender e voltar. Você está precisando voltar para Jesus, para a Igreja?
II- SOMOS PROVADOS EM NOSSAS OBRAS – Apocalipse 2:5 Acho muito interessante quando Jesus diz: “Conheço as tuas obras” (Apocalipse 2:2). Tudo o que fazemos para Jesus Ele reconhece e nos recompensa. Nenhuma das nossas obras, ações, realizações, esforços em favor do Reino de Deus e da Igreja de Jesus passa despercebido por Ele (Marcos 10:28-30). As nossas obras são provadas e aprovadas ou não! Por isso, precisamos “praticar boas obras” para que glorifiquemos a Deus (Mateus 5:16). O que você tem feito por Jesus ou para Jesus? Sabemos que as nossas obras não salvam, mas como cristãos, salvos por Jesus, devemos praticar boas obras! Ser cristão é muito mais do que dizer sim para Jesus, é viver uma vida que glorifique e honre a Jesus! Você aceita o desafio ser um cristão?
III- SOMOS PROVADOS EM NOSSA FIDELIDADE – Apocalipse 2:6 A Igreja em Éfeso odiava as obras dos nicolaítas, assim como também Jesus as odiava. O que será que esses nicolaítas faziam ou quem eram
Praça das Nações, S/N – Centro – Brodowski/SP – 14340-000 – (16) 3664.4410
eles? Temos algumas teorias e a mais provável era que eles ensinavam uma doutrina falsa, contrária à Palavra de Deus, que corrompia a genuína fé cristã (Apocalipse 2:15). Esse Nicolau (seu nome significa “aquele que conquista o povo”) seria um líder infiel que se rebelou contra a Igreja e que agora provocava divisão na igreja. Aqueles cristãos estavam sendo provados na sua fidelidade a Jesus, à Igreja, aos seus líderes e precisavam vencer aquela provação. Sabemos que Satanás quer ver a igreja na pobreza, vazia e fechada! Fique atento. Venha para Jesus. Venha participar da Igreja de Jesus! Isso sim é ser um cristão fiel! Conclusão: Jesus faz promessas “ao que vencer”. Ora, se têm os vencedores, têm também os perdedores. Apegue-se a Jesus, entregue a sua vida a Jesus e seja um vencedor! Oração Final: Pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…

Nenhuma tag