A língua

Publicado em 25/02/2025 - 09h57

Texto Base: Tiago 3.1-12
INTRODUÇÃO: Nesta semana, abordaremos, o tema da língua. Ele foi citado por Tiago em
1.26, quando ele escreveu: “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua,
engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! ”. Na lição de hoje, vamos apontar
três aspectos da língua: controle, poder e uso. Que o Espírito Santo ministre aos nossos
corações a verdade de Deus e nos ajude a praticá-la.
Desenvolvimento
1.O Controle da Língua. Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês
sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Todos tropeçamos
de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também
capaz de dominar todo o seu corpo. (…) Toda espécie de animais, aves, repteis e criaturas
do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém
consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero (Tiago 3.1-2; 7-8).
Tiago começa esse texto sugerindo à maioria dos irmãos que não escolham ser mestres,
tendo em vista que esses têm uma grande responsabilidade, ensinar a Palavra, e serão mais
cobrados por Deus do que os demais por conta disso. Por se dedicarem ao ensino da Palavra,
os mestres têm que ser irrepreensíveis no que se refere ao controle da língua. Não podem
usar a língua para falar sobre a Palavra de Deus e, também, para mentir, maldizer ao irmão,
fofocar, etc. Entretanto, esse controle da língua não é algo que deve se limitar aos mestres.
Todos os cristãos verdadeiros devem fazê-lo (cf. 1.26).
Prosseguindo, para Tiago, é comum que os cristãos errem e pequem das mais diversas
maneiras. Comum e não normal. Todavia, aquele que não peca com sua língua é uma pessoa
que merece destaque. Ela pode ser considerada perfeita, pois, a partir do domínio da língua,
toda a sua existência pode ser controlada. O controle da língua é fundamental para, como cristãos, vivermos em santidade, ou seja, de maneira agradável a Deus. É impossível a um
cristão ser santo sem o controle de sua língua.
Assim, pode-se perceber quão grande é o poder da língua. É tão grande que, conforme os
versículos 7 e 8, é algo muito difícil de ser controlado. Tiago diz que o homem consegue
dominar grandes animais, bem maiores do que ele, mas não pode controlar sua língua, um
pequeno órgão do seu corpo. Alias, é impossível ao homem fazer isso. Somente pelo poder do
Espírito Santo e mediante grande esforço e disciplina, será possível a nós dominar esse
pequeno e perigoso órgão.

Você, enquanto líder de célula, ou seja, mestre da Palavra, tem controlado sua língua, não a
usando para falar sobre a Palavra e, também, para mentir, maldizer ao irmão e fofocar?
Você consegue perceber como o domínio da língua, ou a falta dele, pode interferir em sua
santidade perante Deus. Fale sobre isso.
Como tem sido o seu controle da sua língua? Você tem buscado o poder de Deus e se
esforçado no que se refere a isso?
2.O Poder da Língua. Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos
obedeçam, podemos controlar todo o animal todo. Tomem também como exemplo os navios;
embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito
pequeno, conforme a vontade do piloto. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do
corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um bosque é incendiado por uma
simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada
entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de
sua vida. Sendo ela mesma incendiada pelo inferno (Tiago 3.3-6).
A língua, apesar de seu pequeno tamanho, tem um grande poder. É semelhante, conforme
Tiago, a um freio na boca de um cavalo e ao leme de um navio, ou seja, a partir de seu uso,
podemos controlar e determinar os rumos de nossas vidas, qual seja, sucesso ou fracasso.
Ela também é comparada, por Tiago, a uma simples fagulha, a qual é capaz de incendiar toda
uma floresta. Quando usada para o mal, a língua pode destruir tanto as nossas quanto as
vidas de outras pessoas. Ela tem o poder de destruir e edificar vidas, dependendo de como é
usada. Como o mau uso da língua pode destruir a vida de uma pessoa? Por outro lado, como
o bom uso da língua pode edificar a vida de uma pessoa?
3.O Uso da Língua. Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os
homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem benção e maldição. Meus
irmãos, não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte?
Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma,
uma fonte de água salgada não pode produzir água doce (Tiago 3.9-12).

A língua pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. Com ela podemos louvar ao
Senhor, pregar o evangelho, manifestar amor às pessoas, ter conversas agradáveis e
edificantes. Entretanto, com ela também podemos maldizer às pessoas, fofocar, mentir, falar
palavras indevidas, etc. A grande questão é que o cristão deve usar sua língua de uma forma
coerente com a fé que professa. Coerência é a palavra-chave nesse contexto. Uma fonte de
água salgada não pode produzir água doce, ou seja, tem que haver coerência entre a água e a
fonte. Não cabe ao cristão usar sua língua de maneira pecaminosa. Como diz Tiago no
versículo citado na introdução desta lição, “se alguém se considera religioso, mas não refreia
a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!” (1.26). Como você,
como cristão, tem usado sua língua? Tem sido de forma coerente com a sua fé?
Nesta lição, aprendemos que:
O controle da língua é algo que todos os cristãos devem ter;
• O controle da língua é fundamental para o cristão viver em santidade. É impossível a
um cristão ser santo sem o controle de sua língua;
• O controle da língua somente é possível mediante o poder do Espírito Santo e a
perseverança em disciplina e esforço;
• A língua tem o poder de destruir e edificar vidas, dependendo de como é usada;
• A língua pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. O cristão deve usá-la de
forma coerente com a fé que professa.

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