Muito tem se falado sobre esta questão. Durante muitos séculos os cristãos comemoram o Natal como sua principal festa, celebrando o nascimento de Jesus. Porém, há algumas décadas, muitos líderes começaram a falar que o Natal não pode ser comemorado pelos cristãos, por diversos motivos como:
1. O dia 25 de dezembro não é a data correta do nascimento de Jesus, mas, sim, é a data de um deus pagão;
2. O Papai-Noel muitas vezes rouba o centro que deveria ser de Jesus;
3. Alguns símbolos do Natal tem origem em festas pagãs
Entre outros motivos.
Mas, qual nosso posicionamento sobre isso? Cada indivíduo e cada igreja é livre para ter seu próprio posicionamento sobre este assunto, porém, apenas a fim de esclarecimento, a visão da nossa congregação (Comunidade Metodista de Brodowski) é:
1. Embora não seja a data do nascimento de Jesus, podemos escolher comemorar nesta data, afinal nunca é ruim comemorar o nascimento do Salvador;
2. Não vemos problema em comemorar o Natal, pelo contrário, devemos usar esta data para fortalecer a mensagem do Evangelho, fazer uso dela para pregar as boas novas, além de participar de momentos de comunhão e presentear as pessoas que amamos.
3. Devemos ensinar nossos filhos, desde cedo, o verdadeiro significado do Natal, levando-os a colocar Jesus no centro, e mostrar a eles que o Papai-Noel é apenas uma figura fictícia. O personagem principal é Jesus.
Enfim, dentro da nossa visão, não vemos problema em comemorar o Natal, desde que usemos esta data para realmente celebrar Jesus, a família e o corpo de Cristo.