Acertando o alvo

Publicado em 18/10/2022 - 15h20

“Olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e assentou-se à destra do trono de Deus.” (Hb 12.1).

Errando o Alvo
Deus fez o homem com um propósito definido. Deus queria ter uma família com filhos semelhantes ao seu filho Jesus (Ef 2.19; 3.15). Ele criou o ser humano à sua imagem e semelhança (Gn 1.27). Adão era puro, inocente, perfeito e capaz de governar sobre a terra e sobre todas as obras criadas (Gn 1.28).
Para cumprir o seu propósito, Deus deu ao homem a capacidade de escolher servi-lo ou não. A árvore do conhecimento do bem e do mal no meio do jardim foi o teste de escolha para o ser humano: a vida e a morte estavam no poder da escolha (Gn 2.17). E o primeiro homem errou o alvo: escolheu pecar e desobedecer a Deus… (Gn 3.1-10).

Acertando o Alvo
Para salvar a humanidade da condenação eterna, Deus enviou o seu filho amado ao mundo para morrer em nosso lugar, levando a nossa culpa (Rm 5.6-10). E, após a sua ressurreição, o Senhor Jesus nos enviou o seu Espírito Santo para nos capacitar e ensinar a acertar o alvo: a sermos santos (Jo 16.7-13).
Jesus passou em todos os testes aqui na Terra, e foi aprovado, aleluia! (Mt 4.1-11.) E, agora, por meio do Espírito Santo, nós também podemos acertar o alvo a nós proposto. No contexto do Novo Testamento, veremos que a nova vida em Cristo nos conduz a buscar comunhão com Deus e com os irmãos, a nos fortalecer no estudo da Palavra, a anunciar as boas-novas aos outros e a prestar serviços mutuamente.

Comunhão
A Igreja é comparada a um “corpo vivo”, com suas células, seus tecidos, órgãos e sistemas que são unidos e interdependentes (Ef 4.3-16). Nós precisamos todos uns dos outros (1Co 12.14-27). Devemos estar ligados uns aos outros. Paulo nos diz que nenhum membro é mais importante que o outro, nem tem menos valor porque não aparece tanto no corpo. É por meio da comunhão, do convívio alegre, dos nossos relacionamentos saudáveis com nossos irmãos que alcançamos nosso alvo.
A comunhão é movida pelo amor (Rm 12.9-21). E o amor é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. O amor se manifesta no interesse mútuo, no bem-estar entre os membros da célula e da igreja do Senhor. O amor traz segurança, traz purificação por meio da disciplina e da exortação. Quando um membro erra ou está se desviando do caminho certo, ele é exortado a retornar ao rumo de sua rota – isto é prova de amor… Amar é não deixar o irmão “bater a cabeça” e se machucar, é avisá-lo dos perigos e ajudá-lo a se erguer quando cair (Mt 18.15-35). Em comunhão perfeita é que nós viveremos eternamente na glória, e, enquanto estivermos aqui, devemos ter como alvo a comunhão doce e sincera, em amor e compreensão com nossos irmãos em Cristo.

Estudo da Palavra e ensino
O estudo da Palavra deve ser constante e tão habitual como a alimentação física diária. Precisamos do “Pão da Vida” todos os dias (Jo 6.48-58). Ter um momento a sós com Deus, fazer um programa de leitura da Bíblia toda, memorizar versículos e meditar no que as Escrituras nos ensinam. Isso é nosso dever e também um alvo a ser alcançado diariamente (Dt 6.4-9). Precisamos saber responder aos que perguntam pela razão da nossa fé (1Pe 3.15). Precisamos examinar as Escrituras e retirar seus tesouros preciosos para o nosso dia-a-dia.
Na célula e nos lares precisamos entronizar ao Senhor e ouvir sua voz por meio de sua Palavra. A Palavra é “lâmpada para os nossos pés” (Sl 119.105); é espelho que nos revela como realmente somos (Tg 1.23-24); é “água que nos limpa” (Jo 15.3); é o “martelo que esmiúça a penha” (Jr 23.29); é a “semente viva” que germina nos corações humanos trazendo paz, graça e salvação (Mc 4.1-14). Um pregador avivalista do passado escreveu essas palavras numa Bíblia: “Ou esse livro te afasta do pecado ou o pecado te afasta desse livro”.

Evangelismo e multiplicação
Não podemos dizer que temos a vida de Deus em nós sem nos importarmos com o próximo. Não podemos encontrar a Água Viva e deixarmos as pessoas morrendo de sede ao nosso redor. Por isso, o crente verdadeiro é aquele que divide a sua fé. Ele prega a Palavra, como diz Paulo, “a tempo e fora de tempo” (2Tm 4.2).
Cada dia que passa é único, e as oportunidades que ele nos oferece não podem ser perdidas. Tenha sempre folhetos evangelísticos consigo. Ore pelas pessoas com as quais você convive diariamente: seus vizinhos, amigos e colegas da escola, da faculdade, do trabalho, seus parentes e os desconhecidos que o abordam no dia-a-dia. Fale de Cristo. Fale do amor de Deus e da vida eterna.
Serviço mútuo
O Senhor nos recomenda ao serviço mútuo. A Bíblia está repleta de orientações ao relacionamento em humildade e serviço. Jesus disse que “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20.28; Mc 10.45).
Medite no propósito de Deus para nós. Deixe Deus sondar o seu coração e proponha-se a cumprir, na força do Espírito Santo, a vontade do Pai.

Algumas dicas para sua célula:
Em sua célula vocês têm se aplicado a alcançar esses alvos juntos: comunhão, ensino, multiplicação e serviço mútuo?
Qual desses tópicos é mais forte entre vocês?
Qual deles precisa ser melhor fortalecido?
Você tem trabalhado para a multiplicação de sua célula?
Que tal levar um convidado para ouvir a Palavra de Deus na próxima reunião?

Estabeleça alvos para que sua célula se mantenha cada vez mais viva e operante e se multiplique. Separe um tempo para estar a sós com Deus, para ler sua Palavra, orar e crescer na doce comunhão com o Senhor.

Por: Pra. Ângela Valadão.

Agenda de Eventos

Eventos
31 jan

Seminário de Shofar

Seminário profético sobre alinhamento da Noiva para os últimos dias.

08 fev

Escola de Libertação

Mais um turma iniciando, faça sua inscrição!

14 fev

Encontro Tremendo

Próximo Encontro – 140,00 – necessário fazer os estudos de pré-encontro.

Ver mais eventos →

Palavra da Semana

Palavra da Semana

O filho que ficou em casa

Texto: Lc 15.25-32 Introdução: Jesus conta uma parábola visando confrontar os escribas e fariseus que o condenavam por…

Leia mais →

Espírito de Engano

Textos: Hebreus 3.13; 2 Coríntios 4.4 Introdução: O objetivo de satanás é afastar as pessoas de Deus, ele…

Leia mais →

Filho Pródigo – Infantil

1- Pedidos de Oração: Orações especificas por parentes, irmãos etc. 2- Objetivo: Ensinar às crianças que como filhos…

Leia mais →

Infantil – conversão de Saulo

1- Revisão da lição anterior: Faça perguntas da última lição dada. 2- Objetivo: Levar as crianças a entenderem…

Leia mais →