Frieza Espiritual

Publicado em 29/06/2022 - 11h25

Texto Base: Apocalipse 3:14-2

Quebra-gelo: Em sua opinião, o que é frieza espiritual? Introdução: Na época dos apóstolos, Laodicéia era uma cidade muito próspera. Paulo fez referência dela quando escreveu a carta aos Colossenses “Pois, quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram a minha pessoa. Para que os seus corações sejam animados” (Colossenses 2:1:2ª).

No sentido profético essa última carta que o Senhor escreve à Igreja de Laodicéia, é especialmente dirigida à Igreja dos tempos finais e assim aos crentes de hoje. A palavra de Deus nos adverte acerca dos sinais da vinda de Cristo, que nos últimos dias, pelo crescimento do pecado, o amor de muitos esfriaria, (Mateus 24.12). Espiritualmente Laodicéia representa as Igrejas de hoje, é aquela Igreja que se afastou do Senhor, não sendo nem fria e nem quente.

Nesta noite vamos apender juntos: TRES CAUSAS DA FRIEZA ESPIRITUAL

1) A frieza espiritual é causada pela excessiva preocupação com as coisas matérias. – Lucas 21.34 – Mateus 13.22 A Igreja de Jesus encontra-se hoje em uma situação decisiva, pois vivemos nos tempos finais, no tempo da justiça própria, no tempo do materialismo, no tempo do bem-estar, e no tempo do egoísmo. Todas estas coisas levam a Igreja a frieza espiritual. Este era o problema da Igreja de Laodicéia. Aqueles crentes diziam: Ricos somos e de nada temos falta, mas eram pobres e miseráveis espiritualmente. PERGUNTA: Em sua opinião, o que leva um cristão se esfriar na fé?

2) A frieza espiritual é causada pelo menosprezo da necessidade de comunhão com Deus. – Isaías 43.21-25 – Mateus 15:8 Na Igreja de Laodicéia, a frieza espiritual estava acompanhada de orgulho espiritual, mas aquela Igreja havia negligenciado a comunhão com Cristo. Eles estavam tão abastados materialmente, que não sentiam mais necessidade de oração e estudo da bíblia. Tinham dinheiro, eram ricos e prósperos, no entanto Jesus se encontrava do lodo de fora de suas vidas, de seus projetos. Assim também estava o povo de Deus da Antiga Aliança conforme o texto lido do profeta Isaías, eles não tinham mais prazer na comunhão com Deus. PERGUNTA: Em sua opinião, como é possível desfrutar de uma vida próspera sem perder o fervor espiritual?

3) A frieza espiritual é causada pela indiferença a respeito da vida eterna – Marcos 8:36

A Igreja de Laodicéia estava tão presa às coisas terrenas que não se preocupava com a vida eterna. Muitos na Igreja moderna infelizmente vivem essa realidade. Quantos dos chamados cristãos não estão mais se importando com a vida espiritual muito menos com a eternidade!!! O envolvimento demasiado com o mundo material e falta de comunhão com Deus acabam deixando Jesus do lado de fora de suas vidas e interesses.

PERGUNTA: Releia o texto de Apocalipse 3:14-18 e peça para os irmãos deixarem seu comentário final sobre o texto. CONCLUSÃO: Que nessa noite possamos meditar sobre nossa vida espiritual, e não permitir que os cuidados desta vida, a falta de comunhão com Deus e a indiferença a respeito da vida eterna, venha nos afastar do Amado da nossa alma!!!

Agenda de Eventos

Eventos
19 jul

Congresso de Mulheres

Vem aí mais um Congresso Anual de Mulheres na CMB. Prepare-se e traga suas amigas!

26 jul

Seminário Trindade

Um final de semana repleto de ensino e ministração sobre a ação do Pai, do Filho e do Espírito em nossas vidas.

Ver mais eventos →

Palavra da Semana

Palavra da Semana

Buscando a Dracma Perdida

Texto: “OU QUAL É A MULHER QUE, TENDO DEZ DRACMAS E PERDENDO UMA DRACMA, NÃO ACENDE A CANDEIA,…

Leia mais →

Deus se importa com cada detalhe

Texto chave: “Entrega teu caminho ao Senhor. Confia nEle, e tudo o mais Ele fará” (Sl 37.5). Este…

Leia mais →

Campanha NADA ALÉM DO SANGUE 4

Orientação para os lideres: – Fazer uns 10 minutos de oração e louvor, antes da palavra; – Se…

Leia mais →

O poder infinito da fé

Texto: Hebreus 11.1-34 INTRODUÇÃO Há mais de dois mil anos atrás, Jesus falou sobre o poder da fé…

Leia mais →