Livres do ressentimento

Publicado em 18/10/2022 - 15h18

Por: Pr. Danilo Figueira

Texto-Chave: Hebreus 12:15
Estamos estudando as cadeias que podem prender nossa alma (emoções). Uma delas é o ressentimento. Ressentir é sentir novamente, é sofrer muitas vezes com o dano causado por alguém. Ele pode gerar doenças físicas, ódio e abrir brechas para a ação de demônios em nossa vida. O ressentimento é uma incapacidade de perdoar a quem nos feriu e, muitas vezes, só pode ser curado por uma experiência com Deus. Vamos ver como Deus liberta do ressentimento, olhando para a vida de José, que foi traído e vendido como escravo por seus próprios irmãos (ler Gênesis 37:28). Depois de muitos anos de sofrimento, ele os encontra de novo e tem a oportunidade de ser liberto de todo ressentimento que prendia sua alma.
I – HÁ ALGUÉM POR TRÁS DAS PESSOAS QUE NOS FERIRAM
1) Há pessoas que nos ferem conscientemente – Como os irmãos de José, há pessoas que nos ferem conscientemente, tendo a pretensão de nos prejudicar – Salmos 27:12.
2) Há pessoas que nos ferem sem saber exatamente o que estão fazendo – Há pessoas nos ferem sem ter a consciência de todo o dano que nos causam. Muitas vezes são pessoas que nunca receberam nada de bom na vida e por isso não têm o que dar (pais, irmãos, etc.).
3) Satanás sempre está manipulando pessoas para trazer prejuízo às nossas vidas – Precisamos entender que, conscientes ou não, pessoas são usadas pelo diabo para nos ferir. Temos que canalizar nossa ira para Satanás e não para as pessoas. É ele que enche seus corações de maldade – João 13:2.
4) Deus espera que perdoemos a todos os que nos machucaram – Assim como fomos perdoados pela graça, Deus espera que perdoemos aqueles que nos ofenderam – Efésios 4:32.
II – COMO PODEMOS SER LIVRES DO RESSENTIMENTO?
1) Temos que nos decidir pelo perdão e não pela mágoa – José poderia mandar prender ou até matar seus irmãos quando os encontrou e seria justo fazendo isto, mas ele decidiu-se pelo perdão porque queria se parecer com seu Deus – Efésios 5:1-2.
2)
2) Temos que enfrentar os sentimentos ruins do nosso coração – Gênesis 42:7-9 – Ao ver os irmãos que o traíram, José ficou confuso e sentimentos ruins brotaram de seu coração, mas ele lutou contra esses sentimentos e os venceu pelo poder de Deus.
3) Temos que quebrar as barreiras de ressentimento que nos separam de pessoas – Gênesis 45:4 –
José buscou uma aproximação de seus irmãos, ainda que isso fosse difícil para ele. O ressentimento afasta as pessoas, mas Deus nos dá uma unção de reconciliação – II Coríntios 5:18.
4) Temos que ver a bondade de Deus acima da maldade das pessoas – Gênesis 45:5-7 – Quando colocamos o foco nas pessoas que nos ferem, fortalecemos o ressentimento. Devemos fazer como José, que focalizou a bondade de Deus para com sua vida e não a falha de seus irmãos.
5) Temos que abrir o coração para que o amor de Deus transborde em nossa vida para com aqueles que nos feriram – Gênesis 45:14-15 – José abraçou e chorou com seus irmãos e isso foi uma revelação da graça de Deus para eles. Somos curados e curamos outras pessoas, quando nos abrimos para manifestar o amor do Pai.
6) Temos que ver a libertação do ressentimento como um testemunho para o mundo – Gênesis
45:16 – A atitude de José foi um testemunho para Faraó e seus servos, que não conheciam a Deus.
Temos que ganhar este entendimento: se perdoamos nossos devedores, manifestamos a graça de Deus.
Se, porém, vivemos ressentidos, nosso testemunho diante do mundo não terá poder.
CONCLUSÃO – Se houver algum visitante descrente, faça o seguinte apelo: Deus também poderia ficar ressentido conosco, pois nos desviamos dEle e lhe voltamos as costas, mas Ele nos oferece o perdão através da cruz de Cristo. Quer receber este perdão? – Oração de entrega e consolidação.

 

Agenda de Eventos

Eventos
14 dez

Formatura Escola de Libertação

Mais uma formatura do 1º e 2º Módulos de 2024.

16 dez

Dia de Lazer – Iluminando Vidas

Participe e ajude a Associação. Sua contribuição importa!

31 jan

Seminário de Shofar

Seminário profética sobre alinhação da Noiva

Ver mais eventos →

Palavra da Semana

Palavra da Semana

Estudo para jovens

Partilhar3 O corpo é uma máquina, se você acostumá-lo em um ritmo lento, amanhã ele não será dinâmico…

Leia mais →

Obediência

Este mês de abril estudaremos na célula sobre LIBERTAÇÃO. O estudo de hoje é sobre OBEDIÊNCIA. Muita gente…

Leia mais →

Perseverança

“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa”…

Leia mais →

Infantil – os amigos de Daniel na Fornalha

O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua que media vinte e sete metros de altura e ordenou que…

Leia mais →