O poder das palavras

Publicado em 09/09/2025 - 15h10

Texto-base: Provérbios 18:21

Quebra-gelo: Qual é o valor das palavras para você?

Introdução: A palavra tem poder para construir ou destruir, para gerar vida ou ferir profundamente. Com palavras podemos abençoar, mas também podemos amaldiçoar. O texto lido como base nos lembra de uma verdade profunda: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” Esse versículo nos mostra que nossas palavras carregam um peso eterno, capazes de gerar vida ou trazer destruição. O que falamos não é neutro, mas produz frutos que retornam para nós mesmos e para os que nos cercam. Por isso, precisamos compreender o poder da palavra e aprender a usá-la de forma sábia, alinhada à vontade de Deus, para que seja fonte de bênção, cura e edificação. Nesta noite vamos aprender juntos três maneiras de usar as palavras para viver uma vida abençoada. Três Maneiras de Usar as Palavras para Viver uma Vida Abençoada

1ª Maneira: Trazer à existência aquilo que ainda não existe – Romanos 4:17; Hebreus 11:1 Esse é o Deus em quem cremos: um Deus que chama à existência as coisas que não existem, como se já existissem. Já no capítulo 1 de Gênesis vemos esse poder em ação: apenas com a palavra “Haja”, Deus trouxe à realidade toda a criação. Esse mesmo princípio também se aplica a nós por meio da fé. Como lemos em Hebreus 11:1: “A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. ” Isso significa que, mesmo diante de circunstâncias contrárias, podemos declarar pela fé aquilo que Deus já prometeu. Pergunta: Que promessa bíblica você mais gosta de viver ou declarar diariamente?

2ª Maneira: Abençoar tudo aquilo que Deus nos deu – Lucas 9:16 Aos olhos humanos, cinco pães e dois peixes não serviriam para alimentar uma multidão. Mas Jesus olhou para o Céu com gratidão e, com Suas palavras, abençoou — e houve multiplicação. O milagre da multiplicação começou com uma palavra de gratidão. Quando murmuramos, fechamos portas; mas quando abençoamos, permitimos que Deus multiplique e faça florescer o que está em nossas mãos. Por isso, abençoe sua família, seu trabalho, sua saúde, sua igreja e cada detalhe da sua vida. Tudo o que é colocado nas mãos de Deus com gratidão se transforma em fonte de bênção. Pergunta: Você já experimentou um milagre ou uma transformação ao abençoar aquilo que Deus confiou a você? 3ª Maneira: Falar ao problema – Marcos 11:23; Ezequiel 37:1-4 e 7 Jesus nos assegura que, se alguém der uma ordem ao monte (problema) e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Da mesma forma, Deus ordenou que Ezequiel profetizasse sobre o vale de ossos secos, e eles voltaram a ter vida. Muitas vezes, porém, tomamos posse do problema dizendo: “minha enfermidade, meu vício, meu desemprego…” Mas não falamos ao monte ou ao vale de ossos secos com a autoridade da Palavra de Deus, mandando embora aquilo que não vem d’Ele. Decida hoje jamais alimentar o problema com murmuração; enfrente-o, declarando com fé e autoridade a Palavra de Deus. Pergunta: Na sua opinião, por que muitas pessoas têm dificuldade em vencer a murmuração e o pessimismo?

Conclusão: A boca fala do que o coração está cheio (Mateus 12:34b). Talvez seja por isso que muitos não conseguem declarar palavras de vitória: seus corações estão cheios de más notícias, medo e incredulidade. Precisamos encher nossos corações da Palavra de Deus e praticar o que Ele disse a Josué: “Não se aparte da tua boca o Livro desta Lei; medita nele dia e noite…” (Josué 1:8). Vamos declarar juntos que, a partir de hoje, nossa boca será fonte de bênção e de vida!

Agenda de Eventos

Eventos
25 set

CONGRESSO DE CASAIS

Dias de muito renovo e fortalecimento nos casamentos.

23 out

REENCONTRO

Para quem já passou pelo Encontro Tremendo, inscreva-se no Reencontro.

20 nov

RENOVAÇÃO MINISTERIAL

Dias de crescimento e comunhão para todos ligados a AMG.

Ver mais eventos →

Palavra da Semana

Palavra da Semana

Livramento pelo sangue

HEBREUS 9:22; 10:29-31 INTRODUÇÃO O eterno propósito de Deus, de salvar o homem, vem desde a fundação do…

Leia mais →

Infantil – Jesus e a parábola das 10 virgens

Jesus disse: — Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas…

Leia mais →

Cura da Alma

Quando começamos a seguir o Senhor, Ele deseja curar a nossa alma. Sem o Senhor, nossa alma é…

Leia mais →

Independência

Neste estudo falaremos de alguns princípios muito importantes na vida com Deus. Sl 37.5 Crescimento tem a ver…

Leia mais →