Temor a Deus

Publicado em 18/10/2022 - 15h19

Referência Bíblica: Eclesiastes 5.1-7
Exposição do texto: o pregador, nesse texto, nos mostra que Deus, apesar de santo, temível, criador de todo o universo, aquele que mantém e sustenta todas as coisas, é também um Deus acessível e pessoal que recebe nossas orações e votos. Mas isso não significa que podemos nos aproximar dEle de qualquer maneira.
Discussão:
• Você “usa” a Deus apenas como meio de desabafar? Há respeito e reverência quando se aproxima dEle?
• Em meio a tantos sonhos, projetos e a correria do dia a dia, você tem se concentrado em seus momentos de oração como o momento mais precioso?
• Você é daqueles que pedem algo diferente a Deus cada dia? Nunca está satisfeito com o que tem e muda de planos a cada mudança de vento?
Objetivo: entender que Deus é nosso Pai, e isso afasta o medo. Entender que Deus está nos Céus, e isso afasta a arrogância.
Contexto: quando firmamos um compromisso com o nosso chefe, nos esforçamos ao máximo para cumpri-lo. Queremos agradá-lo e fazer o que ele nos pede da melhor forma possível, por isso empenhamos nossa palavra que determinada tarefa será feita em tal prazo e de tal forma. Além disso, não vamos à sala dele com uma atitude altiva ou mesmo sem programar cada palavra que falaremos.
O mesmo se dá na escola, quando o professor determina um trabalho ou atividade a ser avaliada. É preciso empenho, dedicação e pontualidade. É preciso compromisso. Mas, com Deus, muitas vezes não agimos dessa forma. Por sabermos que Ele é o nosso Pai, agimos como se Ele fosse menos digno de temor e reverência. Acabamos levando para a nossa vida de oração a agitação do dia a dia e a falta de confiança de que Deus está no controle de tudo. Pensamos que nossos problemas devem ser resolvidos imediatamente e da maneira que achamos melhor. Desonramos a Deus dessa forma. Sem compromisso com nossas palavras diante de Deus, prometemos coisas que não cumpriremos.
Um dos fatores que favorecem essa postura errada é a falta de compreensão que “Deus está nos céus e você está na terra”. O pregador de Eclesiastes nos ensina que nosso Deus, embora amoroso, misericordioso e disposto a tudo para se relacionar com o homem, continua sendo o Rei, o Criador, o Juiz de todo o universo. Nossa postura diante dEle deve ser sempre de submissão, reconhecendo a sua superioridade absoluta bem como nossa pequenez. Isso deve acalmar o nosso coração e tirar de nós a postura de muito falar, precipitadamente, diante daquele que sabe e conhece todas as coisas.
Conclusão: como filhos de Deus, sejamos agradecidos pelo privilégio de conhecê-lo e de podermos nos aproximar dEle. Mas lembremos sempre que não há ninguém mais digno de respeito, devoção, gratidão e reverência. Falemos com sabedoria, portanto, e confiemos muito, pois Ele está no controle de todas as coisas. E será assim para sempre.
Aplicação:
• Como é o seu relacionamento com Deus? Marcado pela confiança e respeito ou pela impaciência e cobrança?
• Você cobra de Deus resolver seus problemas como você gostaria?
• Os compromissos que você faz com Deus são cumpridos? Abandono de alguma prática pecaminosa ou o compromisso de se reconciliar com alguém são palavras ao vento ou você se empenha em cumprir?

Agenda de Eventos

Eventos
19 jul

Congresso de Mulheres

Vem aí mais um Congresso Anual de Mulheres na CMB. Prepare-se e traga suas amigas!

26 jul

Seminário Trindade

Um final de semana repleto de ensino e ministração sobre a ação do Pai, do Filho e do Espírito em nossas vidas.

Ver mais eventos →

Palavra da Semana

Palavra da Semana

O homem antes e depois da salvação

Texto: Efésios 2.1-10 Aplicação: Você é novo ou velho homem? Introdução: O texto bíblico em apreço apresenta a…

Leia mais →

O filho que ficou em casa

Texto: Lc 15.25-32 Introdução: Jesus conta uma parábola visando confrontar os escribas e fariseus que o condenavam por…

Leia mais →

Curando as fontes

Texto: II Reis, 2.19 A Palavra de Deus é pródiga em fazer uso de metáforas para estabelecer verdades…

Leia mais →

Infantil – Filho Pródigo

Objetivo: Deus quer que as crianças abram seu coração e se converta aos seus pais. Quebra-Gelo: Coloque as…

Leia mais →