
Onde você tem gastado suas forças?
“Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a…
Leia mais →Muitas pessoas não conseguem controlar suas emoções, e isso atrapalha todos os projetos e relacionamentos de suas vidas.
Muitas pessoas tem uma vontade muito forte, e outras uma vontade muito passiva.
Todos estes exemplos estão na alma, e podem atrapalhar tudo em nossas vidas.
Watchman Nee fala sobre a alma em seu livro O PODER LATENTE DA ALMA. A alma do ser humano é feroz, latente, ela pode ser manipuladora, driblar princípios, driblar nossa própria consciência (que está no espírito), e enganar a nós mesmos.
Cura da alma tem muito mais a ver com decidir seguir em frente, amadurecer, do que com sentimentos. Muitas pessoas sentem muitas coisas durante ministrações de cura interior, mas na verdade, na prática, acontece pouca mudança. O mais importante é se levantar – perdoando, liberando, se resolvendo, seguindo em frente buscando o melhor de Deus.
Quais são os principais pontos a serem curados em nossa alma?
REJEIÇÃO – toda rejeição que sofremos causa um buraco em nós, um desejo eterno de compensar. Buscamos aceitação em tudo e em todos, mas sempre acabamos com o mesmo sentimento – pois ninguém pode preencher este buraco, apenas Jesus pode curar.
COMPARAÇÃO – pessoas que foram muito comparadas, sempre tem insatisfação com quem são, e sempre se compararão aos outros. Nunca saberão que sua identidade é suficiente.
HUMILHAÇÃO – pessoa que passou por diversas humilhações em sua vida tem uma alma ferida. O problema maior é que essa ferida pode despertar um orgulho para compensar – um orgulho do tipo “ainda vou vencer e esfregar na cara deles!”.
ABANDONO – quantas pessoas sofrem com abandonos que viveram! Abandono ou ausência dos pais, de pessoas próximas, de alguém que foi muito importante. O abandono faz a pessoa se sentir eternamente não amada. Ela sempre vai achar que as pessoas que ama irão abandoná-la.
PERDAS – perdas como mortes ou partidas, são um trauma que causa um buraco na alma também. Muitos conseguem superar, muitos não. Os que menos conseguem superar são os que não se permitem viver o tempo de luto, chorar, desabafar, e tentam ser “fortes”.
ABUSOS E VIOLÊNCIAS – como já falamos, os abusos sexuais estraçalham a alma de uma pessoa. Mas há também abusos verbais, violências domésticas, abusos de autoridade. Um pai pode abusar da autoridade, um professor, e até mesmo um líder religioso. Oprimir a personalidade de seu liderado e impor a sua vontade.
PESSOAS MIMADAS – pessoas mimadas também precisam de cura na alma – sua alma for fantasiada, colocada numa “casinha confortável”, longe dos desafios. Essa pessoa tem dificuldade de romper, avançar, conquistar, pois espera tudo pronto.
Estes são apenas alguns exemplos de feridas causadas na alma. O que precisamos lembrar é que a palavra chave para a cura da alma é o PERDÃO. É fundamental perdoar. Perdoar de verdade, não com sentimento (pois muitas vezes o sentimento de raiva demora para ir embora) mas com atitude, decisão. Orar abençoando a pessoa que te feriu.
Reconciliação é fundamental – muitas vezes será necessário haver uma conversa, um pedido de perdão, um reatar.
O livro A CABANA diz que, assim como pássaros foram feitos para voarem, os seres humanos foram feitos para serem amados.
Então, neste ponto está a maior parte de nossos problemas – as falhas em sermos amados, que afeta na construção da nossa identidade.
Nossa vida não é feita de coisas nem de lugares. É feita de pessoas – por isso é importante avaliarmos como estão nossos relacionamentos, e como está nosso coração com relação aos relacionamentos do passado.
Que o Senhor possa ministrar e trazer restauração em todas as áreas da sua alma, para que tenha uma vida plena.
Pr. Jonathas L. Miguel
Venha com sua galera para este fogo e glória.
Seminário de avivamento, libertação e cura. Participe!
Seminário Profético de adoração e alinhamento com o som do céu.